Etapa 1:
Apresente para os alunos o poema Cântico da Rotina da autora Ana Miranda. Faça uma breve introdução sobre o tema da aula, contextualizando a situação explícita no poema. Se possível trace uma linha do tempo de acordo com as revoluções industriais e as mudanças que ocorrem para os trabalhadores.
Etapa 2:
Assista o curta-metragem Viver a vida com os alunos. Relacione com os alunos o que é descrito no Cântico da Rotina com a vida do office boy do curta-metragem. Solicite que cada aluno converse com sua família sobre os direitos trabalhistas e a importância deles e tragam um relato na próxima aula.
Etapa 3:
Distribua conteúdos (livros, revistas, artigos, etc.) sobre a revolução industrial e a história dos direitos trabalhistas no Brasil. Abra uma roda de conversa para que compartilhem o que foi colhido na conversa com a família.
Depois de compartilharem os relatos peça para que cada aluno escrava uma redação sobre o tema.
Avaliação:
Participação ativa na aula e elaboração da redação.