Etapa 1:
O professor pergunta se os alunos sabem o que é preconceito linguístico. Fala sobre as diferentes regiões do país e como cada uma delas tem características muito particulares. Escolhe alguns alunos para dramatizarem o texto: Tipos de assaltantes ou outro da sua escolha. (30 minutos)
Tipos de assaltantes
Assaltante nordestino: - Ei, bichim. Isso é um assalto. Arriba os braços e num se bula nem faça muganga. Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia.
Assaltante mineiro: - Ô sô, prestenção. Isso é um assarto, uai. Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala. Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?
Assaltante gaúcho: - Ô, guri, ficas atento. Bah, isso é um assalto. Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.
Assaltante carioca: - Seguinte, bicho. Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá. Não fica de bobeira que eu tiro bem pra. Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto.
Assaltante baiano: - Ô, meu rei. (longa pausa) Isso é um assalto. (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não. (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarinho. (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada.
Assaltante paulista: - Orra, meu. Isso é um assalto, meu. Alevanta os braços, meu. Passa a grana logo, meu. Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu. Pô, se manda, meu.
(Autor desconhecido - Texto circulando na internet)
Etapa 2: O professor faz uma roda de conversa e pergunta se os alunos já escutaram falar de Patativa do Assaré, fala um pouco sobre a sua biografia e a sua obra. (10 minutos)
Etapa 3: Apresentação do curta e discussão sobre o conteúdo dos poemas, o tipo de linguagem utilizada e sobre a variante regional. (10 minutos)
Etapa 4: Os alunos pesquisam (na internet ou livros) diferentes poemas de Patativa e realizam um recital. (50 minutos)
Etapa 5: Em grupos os alunos entrevistarão pessoas de diferentes regiões do país (familiares, amigos ou vizinhança) e apresentarão as suas entrevistas dramatizadas para a sala. (30 minutos)