Etapa 1:
Exibição do filme "Aquarela".
Posterior à exibição do filme, devemos propor para as crianças pensarem sobre o desenho e a música (reexibir o filme, em um volume mais baixo) para que eles tenham um tempo para pensar sobre ele.
(10 minutos)
Etapa 2:
Nesse momento, o professor poderá abrir uma "roda de conversa" e contar um pouco sobre a sua vida fazendo um paralelo com a letra da canção, destacando o momento que o compositor cita o futuro, relembrar e compartilhar com eles sua infância, a trajetória que ele percorreu até o momento atual. Esse também é um exercício muito produtivo para o professor, contribui para que ele mesmo reflita sobre suas conquistas, e com essa etapa poderá se tornar uma referência para quem o ouve, o objetivo central dessa atividade é de aproximar as crianças das suas próprias histórias e ajudá-las na compreensão das fases da vida.
(15 minutos)
Etapa 3:
Após a segunda etapa da proposta, colocar na roda de conversa um desafio para os participantes. A sugestão é que eles produzam uma linha do tempo (para facilitar o papel craft seria muito útil) colocando como eles estão hoje, as etapas que eles imaginam passar para conquistar o seu maior objetivo (que pode ser direcionado a partir da questão "o que você quer ser").
É importante que o professor disponibilize todo tipo de material para que a produção dessa linha do tempo seja criativa, podendo ser feita com cortes de revistas e jornais, lápis de cores variados, giz de cera, e principalmente, aquarela.
(30 minutos ou mais)
Etapa 4:
Em outro encontro com a turma, o professor pode direcionar uma conversa com todos os participantes, se eles sentirem-se a vontade, poderão compartilhar sua linha do tempo com os amigos da sala. É importante que o professor ouça com atenção, comente e agradeça a disponibilidade de cada um na execução do trabalho, principalmente, por ser um depoimento muito pessoal. Essa etapa também poderá ser considerada como uma avaliação.
(30 minutos)
Outra sugestão avaliativa, é que o professor espalhe palavras soltas da canção Aquarela, e peça para que cada criança escolha uma delas e pense no significado (o que eles entendem). O professor poderá compilar os significados que eles trouxeram ou pedir para que eles mesmos escrevam e entreguem. Para finalizar, o professor poderá unificar todos os significados e produzir um "Dicionário Pessoal da Turma", as definições desse ciclo serão surpreendentes.