|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Gravando uma história de medo


Plano de Aula do Filme Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) | Animação | De Victor-Hugo Borges | 2005 | 15 min | SP


Não há dúvidas da importância da leitura e a contação de histórias. Agora sobre as histórias assombradas sabemos o quão elas são estimulantes para a criatividade e para despertar o senso crítico e a imaginação dos alunos.

O curta, Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), mostra um contexto conhecido de todos nós, uma vovozinha contando histórias para a neta que não consegue dormir. Apresenta uma sequência de três histórias, embaladas pela voz intrigante e motivadora da vovó e revela como o imaginário e a realidade se confunde e se fundem em um só universo. Além de despertar o interesse e a curiosidade do aluno de maneira divertida, ajudará o desenvolvimento de habilidades socializantes como o trabalho em grupo, estimulará a ampliação do vocabulário, o reconhecimento dos elementos da narração, pratique o processo de criação e redação, e use a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.





Objetivos

Estimular o interesse pelo ato de ouvir histórias de medo

Desenvolver a imaginação e a criatividade

Aumentar capacidade crítica e de observação

Ampliar o vocabulário

Aprender a arte de representar vivenciando personagens

Compreender o papel das emoções: dor, medo e da representação

Elaborar uma história com elementos narrativos

Dramatizar

Trabalhar em equipe, com o objetivo de socializar e interagir.


Situação Didática

Etapa 1:

O professor pode gerar uma discussão, fazendo algumas perguntas aos alunos, como:

Quem gosta de ouvir histórias?

Quem já ouviu alguma história assombrada?

Quem já escutou falar de Ananias?


Mostre a imagem do personagem, Ananias, do curta Historietas assombradas e pergunte como os alunos imaginam que ele é, certifique-se que os alunos perceberam o espaço em que ele se encontra. Aproveite para trabalhar características físicas e adjetivos.

(30 minutos)


Etapa 2:

Convide os alunos para assistirem ao curta e depois da exibição pergunte a eles de qual personagem mais gostaram e por quê. Pergunte se eles conhecem outras histórias de medo e qual história gostariam de compartilhar com o grupo.

Aproveite para explicar sobre o que significa ser malcriada, sobre a obediência, sobre o medo, a aparência das personagens e as sensações provocadas pela voz da vovozinha.

(30 minutos)


Etapa 3:

Explique sobre os elementos narrativos ( narrador - personagem - espaço - tempo - elímax) e a sua importância para a construção de uma história.

(30 minutos)


Etapa 4:

Divida as crianças em grupos e distribua imagens de lugares ou personagens, como por exemplo: uma casa abandonada, um lago, árvores, uma boneca, Saci Pererê , etc e peça para os grupos criarem uma história de assombração com a imagem que receberam.

(30 minutos)


Etapa 5:

Após a criação da história, os alunos confeccionarão o figurino para o vídeo e maquiagem.

(50 minutos)


Etapa 6:

Os alunos ensaiarão a dramatização - expressões faciais, movimentos e voz.

(20 minutos)


Etapa 7:

Cada grupo gravará no celular a dramatização da sua história de medo, de no máximo 5 minutos.

(30 minutos)


Etapa 8:

Os vídeos serão apresentados para a sala.

(50 minutos)


Comentários

Avaliação:

A verificação da aprendizagem será feita por meio da participação dos alunos e da produção final do vídeo.

Para saber mais:

A importância de contar histórias


Referências bibliográficas: Dados que foram usados na pesquisa para montar o plano de aula.

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Outras temáticas que podem ser abordadas com o mesmo curta:

A questão da água (Biologia - Ciências - Geografia - Sociologia)

O meio ambiente - a terra seca - a vegetação morrendo (Ciências - Biologia - Geografia)

As relações entre pais e filhos (Psicologia- Filosofia)

O Medo - A Morte - (Psicologia - Filosofia)

As lendas - Os mitos (História - Arte)


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Rosângela Maria de Moura


Formação: Doutora em Ciências da Educação' pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) Argentina. Graduada em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela USP e pós-graduada em Literatura.
Atividades Profissionais: Professora de português e língua espanhola do Centro Universitário UNIFIEO e do Centro de Línguas Antônio Raposo Tavares. Roteirista de objetos educacionais, escritora premiada em concursos literários, nas categorias ensaio e conto. Autora do Manual Básico de Língua Espanhola. EDIFIEO, 2012 e autora de vários textos literários publicados por diferentes editoras.
Nível: Ensino Superior