Etapa 1:
O professor pode gerar uma discussão, fazendo algumas perguntas aos alunos, como:
Quem gosta de ouvir histórias?
Quem já ouviu alguma história assombrada?
Quem já escutou falar de Ananias?
Mostre a imagem do personagem, Ananias, do curta Historietas assombradas e pergunte como os alunos imaginam que ele é, certifique-se que os alunos perceberam o espaço em que ele se encontra. Aproveite para trabalhar características físicas e adjetivos.
(30 minutos)
Etapa 2:
Convide os alunos para assistirem ao curta e depois da exibição pergunte a eles de qual personagem mais gostaram e por quê. Pergunte se eles conhecem outras histórias de medo e qual história gostariam de compartilhar com o grupo.
Aproveite para explicar sobre o que significa ser malcriada, sobre a obediência, sobre o medo, a aparência das personagens e as sensações provocadas pela voz da vovozinha.
(30 minutos)
Etapa 3:
Explique sobre os elementos narrativos ( narrador - personagem - espaço - tempo - elímax) e a sua importância para a construção de uma história.
(30 minutos)
Etapa 4:
Divida as crianças em grupos e distribua imagens de lugares ou personagens, como por exemplo: uma casa abandonada, um lago, árvores, uma boneca, Saci Pererê , etc e peça para os grupos criarem uma história de assombração com a imagem que receberam.
(30 minutos)
Etapa 5:
Após a criação da história, os alunos confeccionarão o figurino para o vídeo e maquiagem.
(50 minutos)
Etapa 6:
Os alunos ensaiarão a dramatização - expressões faciais, movimentos e voz.
(20 minutos)
Etapa 7:
Cada grupo gravará no celular a dramatização da sua história de medo, de no máximo 5 minutos.
(30 minutos)
Etapa 8:
Os vídeos serão apresentados para a sala.
(50 minutos)