|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A vida em fases


Plano de Aula do Filme Um Lugar Comum | Animação | De Jonas Brandão | 2009 | 9 min | SP


Todos os seres vivos passam por fases da vida, nascem, crescem, reproduzem e morrem. A média de vida do homem é de 67 anos de idade, os animais vivem de acordo com a sua espécie, os camundongos costumam viver não mais que 4 anos, uma borboleta de 2 a 6 semanas, já um papagaio 80 anos. As árvores, um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto a sequóia gigante supera os 3000 anos. A vida passa por ciclos, transforma-se assim como a natureza.

O curta Um Lugar Comum ilustra com espontaneidade essas relações e interações, a mudança das estações, a brincadeira das crianças que se tornam adolescentes, depois adultas e a velhice inevitável, os corpos que estão exaustos e às vezes não suportam o próprio peso. As relações duradouras, o contato com as flores, os pássaros, os cachorros, as árvores. Uma história de amizade, respeito, interação, encontros e desencontros, assim como a vida.





Objetivos

Refletir e conhecer o ciclo da vida

Reconhecer a importância de cada fase da vida

Conhecer os diferentes ciclos de vida - animal - vegetal

Valorizar a terceira idade

Aprender valores como o respeito aos mais velhos

Regatar a comunicação e a interação social

Estimular as boas escolhas.


Situação Didática

Etapa 1:

O professor fala sobre o ciclo da vida:

- Mostre a foto de uma criança - E pergunta se os alunos lembram sobre a sua infância - as brincadeiras - os amigos - animais de estimação - Ressalte que esta fase começa com o nascimento e vai até os 11 anos de idade.

- Mostre a foto de um adolescente - explique que esta fase começa aos 12 anos e vai até os 20 anos de idade - Pergunte o que é mais atrativo nesta fase.

-Mostre a foto de um adulto - Esta fase começa a partir dos 21 anos de idade - Pergunte quais os adultos que eles conhecem e o que eles fazem.

-Mostre a foto de uma pessoa na terceira idade - fale sobre a velhice - a partir dos 50 anos e a expectativa de vida que tem aumentado - qualidade de vida - pergunte a idade dos seus pais, avós - Fale sobre o respeito aos mais velhos, a importância dos bons conselhos e da experiência, a importância das escolhas.

-Foto de que simbolize o fim da vida - Aproveite para fazer uma reflexão sobre a morte e enfatizar que cada fase da vida é importante e única, assim como as pessoas.

(30 minutos)



Etapa 2:

Apresentação do curta Um Lugar Comum e roda de conversa sobre a relação entre ele e o ciclo da vida. Aproveite para discutir temas como a preservação do meio ambiente, dos animais e sobre a amizade, o contato, a interação.

(30 minutos)



Etapa 3:

O professor explica que todos os seres vivos passam por fases, os animais, as plantas. Divida os alunos em grupos e faça um bingo com os alunos para ver quem descobre ou se aproxima mais da média de vida dos animais.

(20 minutos)

Veja a tabela sobre a estimativa de vida dos animais no site

Guia dos Curiosos

Como incentivo os alunos podem receber bala ou pirulito no final da brincadeira.



Etapa 4:

Os alunos devem escolher uma pessoa da terceira idade para realizar uma entrevista e fazer um cartaz com fotos ou desenhos que simbolizem as fases da vida dela e que explique sobre coisas que a pessoa fez em cada fase.( Os alunos realizarão esta atividade como tarefa de casa)



Etapa 5:

Os alunos trarão seus cartazes e montarão um mural de exposição. Dê tempo aos alunos para que vejam os cartazes dos seus companheiros. Alguns pais ou avós podem ser convidados para conversar com os alunos.

(50 minutos)



Avaliação: A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, das entrevistas e da confecção dos cartazes.



Comentários

Para saber mais:

Expectativa de vida dos animais

Como nascem, crescem, vivem e morrem as árvores

De lagarta a borboleta

Referências bibliográficas:

Ciclo de vida seres humanos

Ciclo de vida e estágios de crescimento

As fases da vida

Outras temáticas que podem ser abordadas com o mesmo curta:

Qualidade de vida (Sociologia)

Resgate da memória (História)

Biografias - Relatos de histórias de vida (Português)


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Rosângela Maria de Moura


Formação: Doutora em Ciências da Educação' pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) Argentina. Graduada em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela USP e pós-graduada em Literatura.
Atividades Profissionais: Professora de português e língua espanhola do Centro Universitário UNIFIEO e do Centro de Línguas Antônio Raposo Tavares. Roteirista de objetos educacionais, escritora premiada em concursos literários, nas categorias ensaio e conto. Autora do Manual Básico de Língua Espanhola. EDIFIEO, 2012 e autora de vários textos literários publicados por diferentes editoras.
Nível: Ensino Superior