Etapa 1:
O professor fala sobre o ciclo da vida:
- Mostre a foto de uma criança - E pergunta se os alunos lembram sobre a sua infância - as brincadeiras - os amigos - animais de estimação - Ressalte que esta fase começa com o nascimento e vai até os 11 anos de idade.
- Mostre a foto de um adolescente - explique que esta fase começa aos 12 anos e vai até os 20 anos de idade - Pergunte o que é mais atrativo nesta fase.
-Mostre a foto de um adulto - Esta fase começa a partir dos 21 anos de idade - Pergunte quais os adultos que eles conhecem e o que eles fazem.
-Mostre a foto de uma pessoa na terceira idade - fale sobre a velhice - a partir dos 50 anos
e a expectativa de vida que tem aumentado - qualidade de vida - pergunte a idade dos seus pais, avós - Fale sobre o respeito aos mais velhos, a importância dos bons conselhos e da experiência, a importância das escolhas.
-Foto de que simbolize o fim da vida - Aproveite para fazer uma reflexão sobre a morte e enfatizar que cada fase da vida é importante e única, assim como as pessoas.
(30 minutos)
Etapa 2:
Apresentação do curta Um Lugar Comum e roda de conversa sobre a relação entre ele
e o ciclo da vida. Aproveite para discutir temas como a preservação do meio ambiente, dos animais e sobre a amizade, o contato, a interação.
(30 minutos)
Etapa 3:
O professor explica que todos os seres vivos passam por fases, os animais, as plantas.
Divida os alunos em grupos e faça um bingo com os alunos para ver quem descobre ou se aproxima mais da média de vida dos animais.
(20 minutos)
Veja a tabela sobre a estimativa de vida dos animais no site
Guia dos Curiosos
Como incentivo os alunos podem receber bala ou pirulito no final da brincadeira.
Etapa 4:
Os alunos devem escolher uma pessoa da terceira idade para realizar uma entrevista e fazer um cartaz com fotos ou desenhos que simbolizem as fases da vida dela e que explique sobre coisas que a pessoa fez em cada fase.( Os alunos realizarão esta atividade como tarefa de casa)
Etapa 5:
Os alunos trarão seus cartazes e montarão um mural de exposição. Dê tempo aos alunos para que vejam os cartazes dos seus companheiros. Alguns pais ou avós podem ser convidados para conversar com os alunos.
(50 minutos)
Avaliação: A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, das entrevistas e da confecção dos cartazes.