Etapa 1: (6 minutos)
O professor irá ouvir a canção "Inverno" interpretação de Rubi, composição de José Miguel Wisnik, se possível acompanhando a letra com os alunos.
Etapa 2: (20 minutos)
A partir da canção os alunos deverão expor o que sentiram sobre ela, e nesse momento é importante que o professor não direcione para que os alunos exprimam o que realmente entenderam da canção.
Após a primeira escuta, o professor poderá comentar sobre o tema que será trabalhado nesse encontro.
Etapa 3: (30 minutos ou mais)
Exibição do curta "Ratos da Rua"
Para introduzir agora uma comparação entre a canção e o filme, a sugestão é que o professor espalhe pela sala placas (elas podem ser confeccionadas com impressão em papel sulfite) com os direitos contidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por exemplo, Direito a Vida, Direito ao Respeito etc, orientando os alunos para escolher apenas um direito que eles entendem que não foi cumprido com o personagem do filme e da canção. Os alunos deverão ir até o papel colado na parede e permanecer ali enquanto a mediação é feita.
Para que o debate seja produtivo o professor pode caminhar até o grupo de alunos que escolheram falar sobre aquele direito, estimulando a discussão.
Etapa 4:
Depois de ouvir a opinião de todos os alunos, o professor deverá solicitar que cada grupo crie um projeto de acordo com a placa do direito escolhido e discutido por eles, pensando no que esse projeto pode contribuir para que o menino do curta tenha esse direito garantido.
No projeto é importante que eles mencionem a proposta, o objetivo, a justificativa e o plano de ação.
No final da atividade o professor terá com a turma uma seleção de ideias que podem garantir os direitos contidos no ECA a crianças em situação de risco, esse trabalho poderá ser divulgado na escola e de acordo com a disponibilidade da instituição, poderá inclusive sair do papel porém é importante que o professor estimule a autonomia dos alunos para que as ideias possam acontecer independente de apoios externos.