Etapa 1: (20 minutos)
O professor poderá começar o encontro falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando-se nos direitos essenciais, fazendo uma explanação sobre a importância das leis para o convívio social.
Dica: é importante também que se conte sobre a história e criação do ECA.
Etapa 2: (15 minutos)
Após essa primeira conversa, iniciamos a exibição do filme "Minhocas".
Etapa 3: (50 minutos ou mais).
Com a exibição do curta o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos para criar um Estatuto que defenda os direitos das Minhocas, contribuindo com a educação que a Mãe Minhoca deseja para o seu Filho Minhoca.
O professor poderá pedir uma quantidade mínima de leis para incentivar que os alunos se esforcem em criar coisas diferentes, pensando na realidade das minhocas. É aconselhável que se faça uma pesquisa para entender no que as minhocas contribuem com o meio ambiente, como elas vivem, do que se alimentam etc.
A partir dessa pesquisa ficará mais fácil a criação das Leis, que deverão seguir o formato do ECA, fazendo com que os alunos entrem em contato com o estatuto para conseguir reproduzir as leis criadas por eles.
Avaliação:
Para avaliar essa atividade o professor poderá pedir para que cada grupo entregue seu estatuto impresso ou digitalizado, na segunda opção, seria interessante encaminhar para os produtores do curta, como incentivo e agradecimento pela inspiração através do filme.
Outra sugestão avaliativa é uma apresentação do Estatuto das Minhocas de cada grupo para toda a turma.