Etapa 1: (20 minutos)
O professor poderá estimular uma discussão sobre o que é preconceito e o que os alunos acham sobre o preconceito racial - aborda o tema da mistura de raças e que a colonização no Brasil levou à miscigenação do povo brasileiro: o índio, o negro e o branco. Dando a impressão de uma perfeita harmonização, mas sabemos que na verdade isso não aconteceu, a dominação e a imposição sempre estiveram presentes na figura do colonizador.
Etapa 2: (50 minutos)
Apresentação do curta Café com leite e roda de conversa sobre a relação entre o curta e a trajetória do negro - a escravidão - o preconceito, assim como o medo de ser acusado de preconceituoso e o mito da democracia racial.
Etapa 3:
O professor poderá falar sobre a importância do negro e a sua valorização - sobre autoestima e pergunta se os alunos conhecem alguns ícones negros, o professor pode falar da contribuição de alguns como: Zumbi dos Palmares, Luther King, Barack Obama, Pelé, Michael Jackson, Bob Marley, entre outros.
Etapa 4:
O professor poderá falar sobre a exposição de fotografias. Os alunos deverão fotografar pessoas negras, animais negros, pessoas negras e brancas (desde que mostrando o contraste e a igualdade) objetos negros e revelar a foto no tamanho 20 por 25cm. (os alunos farão fora da sala de aula).
Etapa 5: (50 minutos)
Os alunos poderão criar legendas para as suas fotos (frases de impacto como: escravidão nunca mais - Negro sinônimo de história e liberdade - gato preto: uma questão de sorte) e colar em um papel color set ou papel cartão que servirá de moldura para a exposição.
Etapa 6: (50 minutos)
Montagem da Exposição de fotografias - De olho no negro - em criação de um painel com papel ou TNT aonde as fotografias serão expostas.
Avaliação: A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, da fotografia e da criação de legendas.
Avaliação:
A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, da fotografia e da criação de legendas.