Etapa 1: (20 minutos)
O Professor poderá fazer uma roda de conversa e estimular a participação dos alunos. Pode começar perguntando se os alunos conhecem outro país que fala a língua portuguesa, além do Brasil. Mostrar a imagem " A língua portuguesa no mundo " e perguntar se os alunos sabem algo sobre os países falantes da nossa língua. E se eles sabem o que significa Pluralidade Cultural e a sua importância para a construção da nossa identidade como povo.
Etapa 2: (19 minutos)
Apresentação do curta Identidades em Trânsito.
Etapa 3: (50 minutos)
Nesta etapa pode discutir sobre as experiências dos estudantes que vem de outro país (as dificuldades - a adaptação) os estereótipos e os seus perigos (Brasil como o país do futebol, do samba, da farra, da violência, do carnaval, das novelas, brasileiro como o povo que não gosta de trabalhar, o Brasil se resume a Rio e Bahia, a África sempre associada a coisas negativas - imagem que a mídia passa), diferenças culturais observadas (o tratamentos de você para o professor no Brasil, o aluno atrasado pedir licença e entrar na sala, não esperar a autorização do professor), diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal, vocabulário - palavras iguais com significados diferentes.
Etapa 4: (50 minutos)
Poderá dividir os alunos em grupos e nomear os grupos com o nome de países que falem língua portuguesa (Portugal - Moçambique - Angola - Cabo Verde - Guiné Bissau - Timor Leste - São Tomé e Príncipe) e pesquisarão curiosidades sobre o país, também pesquisarão sobre estudantes brasileiros que foram estudar no país ou estudantes do país que vieram para o Brasil, assim como diferenças sobre a língua portuguesa falada no Brasil para a elaboração de seminário. O professor deve usar o laboratório de informática para que os alunos façam a sua pesquisa e anotações, caso não seja possível, o aluno fará a sua pesquisa em casa.
Etapa 5:
Apresentação dos seminários - cada grupo terá 10 minutos para a apresentação (o tempo será variável com a quantidade de grupos na sala de aula).
Avaliação:
A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, da pesquisa e apresentação dos seminários.