Etapa 1: (10 minutos)
Exibição do curta "Para chegar até a lua".
Etapa 2: (30 minutos)
Depois de ter assistido o curta, o professor poderá mediar uma roda de conversa com os alunos para colher suas impressões sobre o filme.
É importante citar os termos que são usados no curta, e se for possível, o professor trazer as características dos insetos que aparecem no curta (no final deste documento existe um material de apoio com essa pesquisa elaborada).
A partir dessa discussão os alunos entenderiam melhor sobre o ciclo de vida dos personagens narrados pela história.
Etapa 3: (50 minutos)
Quando finalizado a roda de conversa, o professor poderá propor a seguinte situação para os alunos:
- Imagine que um grande desastre natural assolou o planeta e que você foi o único sobrevivente no meio desse desastre pouco sobrou de recursos naturais, você está em um completo cinza. O que será necessário para manter a sua sobrevivência? De que alimentos você precisará para continuar vivendo?
Pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa baseando-se na cadeia alimentar, e responder as questões a partir da elaboração de uma história em quadrinhos.
Vale ressaltar que as informações principais devem estar no enredo da história criada por eles.
O intuito dessa proposta é a pesquisa, portanto, o professor também poderá moldar a atividade caso seja necessário, a premissa é a história em quadrinhos, porém se o tempo estiver reduzido, pode sugerir a produção de um conto a partir da pesquisa.
Finalizado essa etapa o professor poderá discutir com os alunos sobre o que poderia levar a destruição do mundo e quais seriam as soluções de acordo com cada ponto de vista, para sobrevivência de uma vida humana.
É importante explanar com os alunos a amplitude da Ciência, e incentivá-los a continuar pesquisando diversos temas para um melhor preparo para o Enem.
Avaliação:
Análise das histórias em quadrinhos ou contos produzidos pelos alunos.
Coerência na pesquisa efetuada por eles.