Etapa 1: (5 minutos)
O encontro deverá ser iniciado com a exibição do filme "Som da Rua - Banda Mirim".
Etapa 2: (5 minutos)
Após a exibição do curta, o professor poderá disponibilizar a letra da música "Querelas do Brasil" de Aldir Blanc e Mauricio Tapajós, quando todos estiverem com suas cópias nas mãos, poderão apreciar a interpretação recomendo a gravação de Elis Regina, disponível ao final desse documento.
Etapa 3: (20 minutos ou mais)
Nessa etapa a ideia é discutir um pouco sobre a cultura popular brasileira por meio da música. O professor poderá pedir para os alunos escreverem na lousa as palavras que são usadas na música, que eles conheçam, esse exercício é interessante para se pautar sobre uma discussão:
"A valorização cultural do nosso país"
São poucas ou muitas as palavras (termos) que os alunos desconhecem da canção? O que eles pensam sobre a intenção do compositor em utilizar o uso da grafia do substantivo próprio "Brasil" escrito com as consoantes "s" e "z"?
É importante comentar sobre os participantes da Banda Mirim, o repertório cultural deles é diferente dos alunos na classe?
Outros questionamentos podem aparecer a partir da comparação entre o vídeo e a canção.
Etapa 4: (20 minutos)
Nessa etapa sugerimos que o professor faça uma mediação com os alunos sobre a importância do repertório cultural deles para a participação de quaisquer tipos de exames, inclusive o ENEM.
Uma pessoa bem informada, que consome cultura, está mais bem preparada para interpretação de textos de conhecimentos gerais e pode se destacar diante de alguma avaliação.
Sugerimos que algumas questões do caderno de Ciências Humanas sejam socializadas com todos na sala de aula, para que eles constatem os diferentes formatos de questões que englobam esse caderno.
No último momento, posterior a socialização, o professor deverá solicitar uma pesquisa para ser entregue no próximo encontro.
Os alunos deverão dividir entre eles alguns termos que são citados na canção "Querelas do Brasil" e trazerem os seus respectivos significados, no intuito de conhecer melhor o nosso repertório cultural, tipicamente brasileiro.
Avaliação:
Análise das pesquisas trazidas pelos alunos. Socialização com a classe.
A produção de um "Sarau" onde os alunos poderão aumentar ainda mais seu repertório cultural através de performances artísticas, divulgando seus talentos e preferências de poesia, literatura, artes plásticas etc.