Etapa 1: (10 minutos)
O professor pode estimular uma discussão e perguntar se os alunos sabem o que foi o Arraial de Canudos. Falar sobre o cenário baiano, o sertão nordestino, a linguagem do sertanejo e quem foi Antônio Conselheiro.
Etapa 2: (40 minutos)
Neste segundo momento, pode apresentar o curta o Arraial e convidar os alunos para uma roda de conversa sobre a relação entre o curta e o mito de Don Sebastião, perguntar sobre a diferença entre República e Monarquia, estimulando os alunos a compartilhem as ideias de intervenção social que fossem capazes de mudar essa história.
Etapa 3: (30 minutos)
Em grupos os alunos poderão escolher um tema que mais lhes chamaram a atenção e elaborar cartazes com os temas escolhidos.
Etapa 4: (30 minutos)
Os alunos poderão apresentar os cartazes e explicar a sua escolha.
Etapa 5:
Os cartazes poderão ficar expostos em um mural.
Avaliação:
A verificação da aprendizagem poderá feita através da participação dos alunos, da criação de intervenções sociais, da confecção de cartazes e explicação dos mesmos.