Etapa 1: (4 minutos)
Exibição do Curta "Essência".
Etapa 2: (20 minutos ou mais)
A proposta é discutir com os alunos o diversificado interesse pela água, vamos tratá-la como de fato é, um tesouro.
O professor poderá dividir a turma em três grupos, classificando-os por:
- Grupo de empresas estrangeiras (querem pagar para retirar água doce dos rios brasileiros, usando os recursos para negócios na região).
- Fazendeiros locais (utilizam água para irrigação das próprias plantações, comercializando seu produto para outros países, esquema de exportação).
- População em áreas de risco (pessoas que vivem em situação de seca e precisam da água para sobrevivência humana e trabalho).
Após a divisão dos grupos, o professor levantará a questão:
"Quem terá o direito à água?"
Os alunos poderão discutir em seus grupos, argumentos que defendam seu ponto de vista para conseguirem terem o direito à exploração da água é importante orientar que eles anotem seus argumentos e que todos falem durante o debate proposto a seguir.
Etapa 3: (50 minutos ou mais)
Finalizado a segunda etapa, o professor pode deixar que os alunos exponham seu ponto de vista, cada grupo terá um tempo para explanação das suas razões, e a discussão se dará a partir delas, a proposta é utilizar da experiência do mediador (o professor) para questionar, apontar e levantar possibilidades que instiguem o grupo, se possível, que os faça olhar de outra forma para a situação.
Vale ressaltar que a água é um bem de todos, e os alunos deverão chegar a um consenso geral após as discussões.
Etapa 4: (50 minutos ou mais)
A partir do consenso dos alunos, o professor poderá exibir o vídeo "Uma carta de 2070".
Com a reflexão que o vídeo traz, nessa etapa eles deverão escrever um Manifesto em prol do meio ambiente, pensando na exploração dos recursos naturais, associando os dois vídeos exibidos e a discussão que tiveram em sala
É importante explicar as características desse gênero textual, para esclarecer dúvidas e aprimorar a escrita dos alunos com essa proposta de um texto mais elaborado.
Se for possível arquivar o trabalho em um local seguro. Esse material poderá se tornar um rico documento e fazer parte da história da comunidade em que ele foi desenvolvido.
Avaliação:
Análise dos Manifestos criados pelos alunos.