2 - INTRODUÇÃO: A nossa opção pelo tema a partir da música Aquarela leva em conta que a música na aprendizagem, faz com que o nosso aluno desenvolvam a:
2.1 - OBSERVAÇÃO: A letra da música está pontuada pelas notas musicai:s, por um lado, e por outro lado, pelos conceitos fundamentais que cada verso, cada estrofe, cada frase traz. Levar as crianças a pontuarem estes momentos de significado ajuda-as a, mais adiante, pontuarem também as notas musicais que estarão aprendendo.
2.2 - CONCENTRAÇÃO: Lembrar uma letra de música de memória e cantá-la é um exercício de concentração. Se o professor agregar movimentos - pulo, roda, palma - estará exercitando ainda mais a concentração e mesmo a harmonia. A criança que tem dificuldade de concentração perderá o momento do movimento. O professor observador não criticará nem criará uma situação constrangedora para a criança no grupo, mas poderá orientar os pais ou conversar com a equipe pedagógica da escola para que a criança tenha o suporte necessário para evoluir no ponto onde está com dificuldade.O som da música e o ritmo podem ser definidos pelo piano. Na ausência do piano, também ajudam instrumentos como coco, reco-reco e, se não estiverem disponíveis, o professor poderá levar um gravador simples e uma fita com o som gravado. A música tem poder e não é a sua execução perfeita que mobiliza o ser humano, mas a sua harmonia, seu ritmo, seu som.
2.3 - COORDENAÇÃO MOTORA: Quando a criança canta a música de memória e exercita, pela mímica, a sinalização da imagem daquilo que canta, ela está treinando sua coordenação motora. Deve-se deixar que ela própria faça o movimento pois sua expressão é espontânea e a abertura ou fechamento que dá aos movimentos, a intensidade de sua expressão é uma forma individual sua, própria, que deve ser respeitada e estimulada, não exigindo movimentos treinadíssimos e totalmente harmonizados no grupo.
2.4 - APRENDIZADO DAS PALAVRAS: A memorização de letras cria uma condição agradável para a criança aprender palavras e expressões. Nesta música de TOQUINHO, várias palavras foram trabalhadas com mais atenção para que a criança compreenda o conceito e o fixe. Cantá-las novamente, em outro momento, já compreendendo o conceito, ajudará a desenvolver seu raciocínio abstrato imaginar as palavras, portanto, pode ajudar no aprendizado de matemática, por exemplo, que requer este raciocínio abstrato.
2.5 - MEMORIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: A criança, quando faz a mímica, tem que pensar mais do que quando apenas fala. O professor deve fazer com que os próprios alunos desenvolvam os movimentos que irão, por mímica, simbolizar as palavras. Apenas memorizar, pode levar a uma emissão mecânica da palavra. Na mímica, a criança é levada a se concentrar e pensar sobre o que está fazendo. Normalmente, eles inventam os movimentos, o que exercita a criatividade. Aqui, uma sugestão: após verificar que as crianças, com facilidade cantam a música e sinalizam as palavras, com gestos, incentive-as a usar ainda mais a criatividade e inventarem uma letra para aquela mesma música. É delicioso ouvir os novos versos, as novas rimas e as engraçadas combinações que criam.Este exercício pode ser extremamente interessante se feito em pequenos grupos ou em duplas, para ajudar na desinibição da criança.
Vamos, então, cantar? Cantemos juntos.
3 - ÁREAS DE ABRANGÊNCIA: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Ciências, Geografia, Sala de Leitura, Laboratório de Informática Educativa e Educação Física.
4 - TEMPO PREVISTO: Durante o mês de março de 2004, tendo sido encerrado no dia 26 deste mês, com a apresentação dos trabalhos selecionados para as demais classes do período da manhã. Foi sugerido que algumas produções fossem lidas para os alunos da tarde, durante as atividades da Sala de Leitura.
5 - PROFESSORES PARTICIPANTES: Neusa, Miriam, Yaraly, Navegantes, Christina, Vinicius, Silvia, Rose e Marisa e os demais Professores do Horário Coletivo do Grupo I: Luzenário, Meire, Yumi, Maristela, Genísia, Odimar, Déborah, Luiz Antônio, Olga sob a orientação da Coordenadora Pedagógica, Profª Andréia.
6 - PÚBLICO ALVO: Alunos e alunas das 5ª séries A, B, C e D do Período da Manhã.
7 - JUSTIFICATIVA: A música tem o poder de alcançar a alma humana. Sua universalidade e capacidade de sensibilização são o que justifica este projeto, notadamente interdisciplinar e que com o esforço e dedicação de cada um dos Professores envolvidos, foi possível adequá-la aos vários componentes curriculares visando abordar todos os aspectos da música, mergulhando em sua história e passando por todos os vieses, finalizando com o mais perfeito e emocionante de todos instrumentos: a voz humana, que encerrou esse subprojeto, através de um coral formado por todos os alunos das classes diretamente envolvidas. Ademais, tendo consciência de que saber se expressar é condição básica para se tornar um cidadão, e que uma das funções da escola é formar cidadãos, resolvemos usar essa metodologia que ajuda o aluno a ter maior concentração e autoconfiança: a música, e por meio dessa atividade desenvolver o raciocínio, a sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
8 - OBJETIVOS: Permitir ao aluno que construa novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem sempre intermediados por uma posição ética. Oportunizar reflexões e/ou discussões sobre o papel de cada educando no seu contexto social. Elaborar e digitar textos, inserido figuras sobre o tema abordado ou estudado. Proporcionar momentos reflexivos, estimulando-os a perceber o valor e a capacidade que possuem. Vivenciar, na prática, os valores expressos no nosso PPP.
9 - DESENVOLVIMENTO: Cada Professor escolheu livremente a melhor maneira de desenvolver o seu conteúdo programático, relacionando-os com a letra da música.
9.1 - LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação da música Aquarela (Toquinho e Vinícius de Moraes) e a formação de um coral, que se apresentará no Encerramento desse Subprojeto. Escolha pela classe da palavra-chave "Imaginação". Discussão a respeito da Imaginação (significado, importância) primeiramente, as duplas, depois no geral
Elaboração dos textos (livre: prosa ou poesia)
Leitura dos textos, escolha para apresentação
Ensaio para apresentação do texto escolhido - Imaginação, com letra de Maicon Rodrigues de G. França e Wagner Lima de Souza, com a participação de outros alunos da classe.
9.2 - MATEMÁTICA: Introdução das noções básicas da Geometria: Utilização de instrumentos de medição: régua, esquadro e compasso. Conceitos geométricos: Ponto, Segmento, Semi-reta e Reta.
9.3 - CIÊNCIAS: Leitura e debate sobre a música Aquarela. A conclusão dessa aula foi sobre a liberdade, os sonhos, as palavras que permitem transpor os obstáculos e simplesmente imaginar que tudo é possível.
Destacar da música, todas as palavras que, direta ou indiretamente, estejam relacionados com a disciplina ciências, procurando seu significado nos livros especializados ou dicionário.
Após a pesquisa escrever uma história, utilizando as palavras destacadas.
Apresentação das histórias para a classe.
Análise de cada história, dando ênfase à comunicação, ao raciocínio lógico, a criatividade e a concordâncias verbal e escrita.
Escolher a melhor história, reeescrevê-la com as correções e deixá-la exposta na sala de aula.
9.4 - GEOGRAFIA: Foram trabalhadas as localizações geográficas, das cidades/estados que aparecem na música: Havaí, Pequim e Istambul. Foram feitas também a localização das coordenadas geográficas e estudados os fusos horários.
9.5 - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Esse subprojeto teve desde o início a preocupação de não ficar fechado em "si mesmo". No trabalho de Artes, ficaram visíveis as mudanças positivas ocorridas nos alunos. É possível perceber que foram criadas estratégias para que os alunos pudessem perceber a arte. Nessas estratégias foram utilizados jogos, como por exemplo, com um traço forma-se, geometricamente uma linha e com algumas linhas formam-se diversas figuras geométricas, introduzindo-se assim noções básicas da Geometria e do Desenho Geométrico. Foi trabalhada a voz, o estudo das ondas sonoras, tendo como objetivo desenvolver uma consciência reflexiva através da Arte.
9.6 - EDUCAÇÃO FÍSICA: Performance através da expressão corporal, ao som da música Aquarela com vários alunos das diversas 5ª séries.
9.7 - SALA DE LEITURA: Audição e análise da letra de música de "Aquarela", em comparação com outras letras de músicas da MPB que tematizam imaginação e valores de vida, tais como "Azul da Cor do Mar" e "Brincar de Viver". Produção de trabalhos artísticos a partir dessas canções.
9.8 - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA: Pesquisa na Internet sobre a biografia do autor. Ilustrações da música Aquarela no Paint. Avaliações do trabalho interdisciplinar desenvolvido em sala de aula pelo demais Professores.
10 - RECURSOS: Foram utilizados cd, aparelho de som, letra da música, material para produção das ilustrações, computador e data-show.
11 - MATERIAIS PRODUZIDOS: Textos escritos, desenhos e ilustrações e uma apresentação em Power-Point, gravada em CD dessas produções, organizada pelo Profº Vinicius. Toda a apresentação foi filmada e será editado um vídeo.