A idéia é que os alunos mergulhem na época da ditadura. Para valorizar o conhecimento e ainda a troca entre eles, cada um abordará um aspecto deste período e terá como tarefa, compartilhar com os colegas. O recurso utilizado será a criação de fotonovelas. Na junção da imagem e texto, os alunos expressarão a visão deles sobre o período da ditadura Militar.
O professor deve resgatar o conceito de fotonovela com os alunos. Segundo a Wikipédia,
"Uma fotonovela é uma espécie de novela em formato de história em quadrinhos onde o tipo das imagens predominantes são fotos em vez de desenhos. É uma forma de arte seqüencial que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas.
Assim como as telenovelas, algumas fotonovelas são divididas em capítulos que geralmente tem um desfecho próprio, para dar a sensação de suspense e curiosidade ao leitor que certamente ficará tentado a comprar a continuação."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela acesso no dia 15 de Abril de 2007.
A sugestão de programa para fazer a fotonovela é o HagáQuê. Um programa foi desenvolvido para facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ou jovem ainda inexperiente no uso do computador.
O passo a passo para trabalhar com o Hagaquê
1. Fazer Download do programa e ler a apostila para entender os procedimentos básicos do programa. O programa é bem fácil de manipular, o conceito é inserir imagens, adaptar o tamanho, colocar a caixa de texto e salvar a história com um nome.
2. Após a pesquisa dos alunos, eles irão elaborar o roteiro.
3. Fazer storyboard ( planejamento quadro a quadro do que será necessário para cada quadrinho, texto, figuras, etc.)
4. Fotografar as cenas, utilizar uma máquina digital, pois facilita o trabalho, um máquina convencional, pode ser usada, no entanto as fotos precisarão ser scanneadas para se transformarem em arquivo digital.
5. Revisão textual, pois os alunos podem ter erros de digitação ou ortografia.
6. Impressão das histórias para produção de uma revista ou publicação.
Neste link, encontra-se o programa para ser feito Download, sendo que é um programa freeware, portanto seu uso não constitui pirataria http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ acesso no dia 15 de abril de 2007 . Possui também todo o histórico de criação do programa inclusive com algumas histórias publicadas.
Neste outro há ainda um apostila on-line que ensina a usar programa. Ele é muito fácil e intuitivo e não exige conhecimentos avançados do uso do computador.
http://www.emack.com.br/info/apostilas/hagaque/saiba_hagaque.php acesso no dia 15 de Abril de 2007.
Assim, a proposta, passo a passo é:
1. Propor a atividade de realização da fotonovela sobre a ditadura Militar
2. Se possível trazer uma fotonovela, ou pesquisar na internet Este link contém um exemplo de projeto com fotonovela. http://www.escolamobile.com.br/Projetos/photonovel/default.htm
3. Dividir a classe em grupos, sendo que cada um abordará uma situação-problema diferente, são elas:
O que foi o exílio no Período da Ditadura Militar e por que ele ocorreu?
Quais são as conseqüências de um processo de alienação cultural?
Qual a relação entre cultura e cidadania?
O que foi o AI-5?
No período da Ditadura Militar, como se encontrava a
Cinema
Cenário político
Artes
Televisão
Educação
4. Explicar aos alunos que eles têm que responder a questão a qual o grupo de propôs através da fotonovela. Serão avaliados levando em consideração os seguintes itens: trabalho em equipe, conteúdo, relações estabelecidas e criatividade.
5. Estabelecer combinados sobre o que é um trabalho em grupo.
6. Propor a pesquisa e sugerir fontes para orientar os alunos.
7. Após a realização da tarefa, cada grupo deve apresentar sua fotonovela.
8. Os alunos podem tentar publicar o trabalho no site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ ou em qualquer outro.