Trabalho interdisciplinar: História, Geografia e Educação Física - Divididos em grupos, os alunos poderão pesquisar por meio de livros, coleções, álbuns de época, documentários jornalísticos, acervo de hemeroteca, acervo de revistas especializadas, acervos esportivos da própria escola, realização de entrevistas com atletas ou ex-atletas ou, ainda, realizar visitas (monitoradas) aos clubes ou centros esportivos locais, selecionando e analisando quais os recursos disponíveis que contenham as práticas esportivas de maior destaque mundial, realizadas (atualmente) nos vários países: esportes de inverno, esportes radicais, olimpíadas, para-olimpíadas, copas de tênis, copas de futebol, campeonatos interclubes, jogos pan-americanos e outros tantos que surgirão no decorrer das pesquisas. Aspectos históricos e geopolíticos desses países também deverão integrar o estudo. Os registros dar-se-ão de acordo com cada fonte pesquisada: se for mediante entrevista, os alunos deverão registrá-la através de gravador ou com câmera, se possível.
O mesmo deverá ocorrer com eventuais entrevistas em centros esportivos e clubes, objetivando depoimentos de atletas e ex-atletas. Os materiais obtidos em jornais, revistas e demais mídias impressas poderão ser reproduzidos via xerox e virem acompanhados de uma breve explicação sobre a imagem retratada, a matéria escrita ou simplesmente serem recontados (reescritos, na verdade) pelo(s) aluno(s) que o pesquisaram, como se fora uma pequena reportagem.
A interdisciplinaridade do trabalho será registrada num portfólio de atividades, que deverá ser dividido pelas áreas contempladas durante a atividade. As atividades de Português têm seu foco em elementos de leitura, interpretação, seleção e reescrita. Como a idéia é identificar as práticas esportivas ao redor do mundo, as atividades de Geografia deverão conter descritivos escritos e imagéticos do país pesquisado, relatando seu primeiro grande evento mundial lá sediado, impacto turístico e social , quantos e quais países participaram e qual o cenário mundial e local da época, isto é, aspectos políticos e econômicos. A área de Educação Física deverá contemplar pesquisas sobre preparação física para atletas, como alimentação equilibrada, acompanhamento especializado, roupas adequadas, freqüência e duração dos treinos. Biografias como as de Nuno Cobra, treinador de Ayrton Senna de Luiz Felipe Scolari (o Felipão), ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol e de Bernardinho, técnico de vôlei, deverão ser conhecidas pelos alunos. Interessante, também, conhecerem a biografia dos professores de educação Física da própria escola, para que descubram o processo de formação e de trabalho exigido e sua intencionalidade, no âmbito escolar.
Ética e Cidadania - Finalizada a apresentação do filme, discuta com a classe questões ligadas à violência nos estádios (e em outros espaços esportivos), a rivalidade entre torcidas, a intolerância e a discriminação raciais presentes nos esportes em geral. Conduza a conversa no sentido de fazer com que os alunos percebam que a paz nos esportes é mais do que uma simples campanha publicitária, mas uma forma civilizada de confraternização entre as pessoas.
Dependendo da faixa etária, esta discussão pode migrar para eventuais rivalidades entre as séries, não necessariamente no âmbito do esporte, mas em relação ao aproveitamento e desempenho escolares das várias salas.