Trabalho interdisciplinar: Português, História, Pluralidade Cultural e Cidadania- A questão do racismo, apresentada no filme, traz desdobramentos interessantes para discussões em sala de aula: para iniciar os debates, os alunos poderão pesquisar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos básicos da Nações Unidas, assinado em 1948 .Na seqüência - e aproveitando a personagem de 80 anos de idade apresentada no filme - podem ter o mesmo procedimento em relação ao Estatuto do Idoso (aprovado em 2003) , que regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Por fim, outra opção é conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - instituído em 1990. Na internet, os documentos citados estão disponíveis nos respectivos sites:
o Declaração Universal dos Direitos Humanos- http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
o Estatuto do Idoso - http://www.amperj.org.br/store/legislacao/codigos/idoso_l10741.pdf
o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L8069.htm
Dependendo do grau de alfabetização, letramento e interpretação de seus alunos, divida-os em grupos e, após a leitura detalhada de cada documento, cada grupo deverá reproduzi-lo de forma sucinta e apresentá-lo em forma de painel para os demais, incluindo comentários pessoais e eventuais adendos que os alunos julguem necessários e complementares. O debate dar-se-á sobre as questões atualmente discutidas a nível nacional, como por exemplo a questão da maioridade penal. Sem dúvida, é um tema bastante controverso e, ao mesmo tempo, delicado, que deverá ser conduzido com muito bom senso, para não gerar tumultos em sala de aula. Contudo, esse exercício oral será muito bom para que os alunos vivenciem, ainda que de forma restrita ao ambiente escolar, as etapas de elaboração de um documento oficial percebendo e vivenciando as possibilidades de pensamentos convergentes e divergentes implícitas em tal ação e o quanto isso adia a elaboração de um documento final e consensual. Por meio deste exercício, são estudados aspectos de Português, como expressão e comunicação verbal e escrita e análise da linguagem apropriada para documentos oficiais. Ao estudar cada um deles também analisam-se a evolução e a intervenção histórica de aspectos que envolvem Pluralidade Cultural e Cidadania nos vários artigos, considerando-se a inclusão ou não de questões contemporâneas como racismo, cotas em universidades, assédio verbal, discriminação por etnia, segregação de gênero, raça, cor da pele, posição político-partidária e prática religiosa. Os temas são interligados e, sem dúvida, bastante polêmicos, porém, precisam ser discutidos.