Ensino fundamental I
Assistir o filme até 04h09min e interromper, pedir para que os alunos façam inferências sobre a continuidade da história. Conversar sobre a necessidade de ápice em uma história. Sobre o momento em que as histórias podem tomar rumos diferentes.
No site PortaCurtas estão disponíveis os textos dos filmes. Fazer download do texto para leitura pelos alunos.
Fazer levantamento sobre o gênero no qual o texto se enquadra, fazendo relações com gêneros que o aluno já conhece, colocando em jogo o que ele sabe e ajudando-o a estabelecer relações.
Lançar a pergunta, qual a diferença entre repente e literatura de cordel. O que os define?
Os alunos irão pesquisar e trazer as respostas que encontrarem. Na pesquisa é importante garantir que os alunos possam ter um foco na busca e que elaborem sínteses do que encontrarem. Caso o aluno vá procurar na internet, a estratégia utilizada pelo professor tem que garantir que os alunos não usem somente os buscadores e tragam textos para a sala de aula. É preciso orientá-los para a seleção das informações. Uma parte da pesquisa pode ser feita "ao vivo" (juntos fisicamente) outras "off line" (cada um pode pesquisar no seu espaço e tempo preferidos). Ao vivo, o professor está atento às descobertas, às dúvidas, ao intercâmbio das informações (os alunos pesquisam, escolhem, imprimem), ao tratamento das informações. O professor ajuda, problematiza, incentiva, relaciona.
Socializar as pesquisas, discutindo os conteúdos encontrados. A socialização das atividades é um momento em que os alunos compartilham conhecimentos, sendo fundamental para estimular a diversidade de contribuições. O professor coordena as trocas, os alunos relatam suas descobertas, socializam suas dúvidas, mostram os resultados de pesquisa. É interessante que todos recebam uma seleção dos melhores materiais descobertos pelos alunos, junto com os do professor (textos impressos ou colocados a disposição pelo professor ou indicados em sites da Internet).
Assistir novamente o filme, com um foco de análise. Os alunos devem encontrar no filme marcas que caracterizem o gênero repente. Nesse momento, os alunos já possuem outras informações que farão diferença na nova re-leitura do filme.
Pedir que os alunos pesquisem entre os familiares, o que eles conhecem sobre a literatura de cordel. Envolver a família, trazer pessoas para serem entrevistadas, ou até mesmo fazer uma entrevista on-line por um programa de conversa instantânea (ou gravar um depoimento dos familiares em áudio).
Levar para a sala livros de literatura de cordel e explorar as ilustrações, fazendo uma relação com a animação apresentada no curta, já que as ilustrações representam uma forma de comunicação. Estimular a criação das mesmas é uma forma de despertar os alunos para a relação texto-imagem.
Pesquisar, na comunidade, artistas que possam falar sobre a literatura de cordel. Fazer entrevistas com filmagem para criação de um acervo que pode ser gravado em CD-Rom, material este que pode ser levado para outras escolas.
Uma outra opção é estabelecer um intercâmbio com outras escolas, até mesmo de outros estados. Os alunos podem se corresponder, por carta ou e-mail, para trocar impressões sobre o conteúdo estudado. Caso haja a possibilidade, marcar um encontro-on-line com uma web-cam e permitir que os alunos se apresentem e vejam uns aos outros. O projeto colaborativo é desafiador e rompe as barreiras da escola. Vale a pena, ao final, compartilhar o vídeo na Internet, numa página WEB ou blog.
Ensino Fundamental II
Após fazer a introdução do tema como foi sugerida para o Ensino fundamental I, aprofundá-lo, desafiando os alunos a criarem um cordel, de acordo com os 11 passos sugeridos pelo site Academia Brasileira de Literatura de Cordel, disponível em http://www.ablc.com.br/. Os alunos podem ser divididos em grupos para a elaboração do cordel.
Pesquisar sobre as origens européias do período Medieval das trovas.
No processo de elaboração, o professor deve confrontar as idéias dos alunos, intervir para o avanço da atividade, enfatizando as características da Literatura de Cordel.
Propor um festival de literatura de Cordel.
Propor a criação de um Podcast, ou seja uma rádio on-line,onde os alunos publicarão seus trabalhos. Se a escola não possui acesso à internet, pode-se combinar uma visita de alunos e professor a uma lan-house para publicarem. Mesmo que o professor tenha dificuldades, os alunos lidam muito bem com estes procedimentos e o trabalho interativo entre alunos e professores só pode engrandecer a atividade. Também pode-se fazer uma gravação em áudio e difundi-la na sala de aula ou no pátio da escola.