Continuando a proposta:
Após a realização da brincadeira, convidar os alunos a assistirem o curta- Velha História.
Ao término do filme apresentar alguns livros e poemas de Mario Quintana. Os alunos podem escolher livros na biblioteca e pesquisar sites sobre o autor. O professor, em Língua Portuguesa, pode explorar as características dos poemas e textos. Conforme o nível da turma pode-se aprofundar a discussão.
A escola que tiver acesso a internet deve fazer uso deste recurso, pois há materiais em vídeo, biografia e inúmeros sites, que poderão agregar ao material pesquisado em bibliotecas.
Após esse processo, cada dupla pode escolher um conto para fazer uma animação em massinha.
Nas aulas de Artes os alunos construirão os cenários e personagens de acordo com a história escolhida.
Passo a passo para a criação do curta.
Recursos necessários:
1 computador
1 webcam
Programa freeware stopmotion (ou qualquer programa similar)
1. Fazer download do programa stopmotion em http://superdownloads.uol.com.br/download/136/stopmotion/
2. Ler a ajuda e entender os principais elementos do programa.
3. Fazer um filme na frente dos alunos para que eles entendam a lógica do programa. Um filme curto para o professor ir validando os procedimentos que serão necessários aos alunos.
4. Fazer o storyboard do filme. Storyboard é descrição quadro a quadro de cada cena, incluindo personagem, cenário, música, etc. É fundamental sua realização para que os alunos consigam se planejar e mensurar a quantidade de trabalho e tempo necessários para a tarefa.
5. Criar objetos, personagens de massinha e cenários.
6. Montar as cenas de acordo com o storyboard, conectar a webcam ao computador, abrir o programa stopmotion e fotografar as cenas. Ir modificando as cenas e fotografar a cada mudança para dar a idéia de movimento. O programa cria a seqüência e é só salvar.
7. Fazer um festival dos curtas da obra de Mário Quintana e socializar com a comunidade escolar.
Pode-se publicar na internet em blogs dos alunos, ou ainda a classe pode criar um blog para divulgar suas produções. (Podem publicar o blog neste endereço: http://videolog.uol.com.br/)
Ficha de auto-avaliação
Trabalho em grupo Nota de 01 a 10 Comentários
Conteúdo
Criatividade
Envolvimento
Conteúdo da produção
O professor pode entregar a ficha de avaliação a cada aluno e depois conversar individualmente com cada um deles, dando-lhes feedbacks.
Glossário
Blog
Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade.
O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.
Possíveis traduções de weblog:
blog (inglês)
blogue (português)
diário (virtual)
journal (diário em inglês)
placard
quadro
Stopmotion
Stop motion é um modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Programa Freeware
Um software gratuito ou freeware é um programa de computador gratuito para o público, ou seja, não é preciso pagar por algum tipo de licença de uso para utilizá-lo. Por outro lado, também a sua comercialização, directa ou incluída em pacotes pagos, não é permitida pelo autor. Pode ser utilizado por período indeterminado (não deixa de funcionar ou perde parcialmente sua funcionabilidade após transcorrido certo período).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito
Animamundi
Festival Internacional de Animação realizado anualmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Há ainda o projeto Anima escola.
ANIMA ESCOLA é um programa de capacitação na linguagem da Animação, especialmente concebido para as escolas. Sob a orientação de profissionais especializados, os professores e alunos realizam filmes de animação com desenhos, bonecos de massa de modelar ou mesmo usando o próprio corpo (pixilation). Assim experimentam a poderosa linguagem da animação para desenvolver sua própria expressão artística, construindo sua consciência crítica frente à massiva utilização desta linguagem pelos meios de comunicação.
Além de proporcionar aos professores e alunos a experiência de criar seus próprios filmes animados, o projeto atinge vários objetivos:
Demonstrar o potencial educacional da linguagem da animação e incentivar o seu uso como instrumento didático.
Inverter o papel, antes apenas passivo, das crianças diante dos filmes de animação.
Difundir a arte da Animação, descobrindo e estimulando novos talentos.
Proporcionar uma atividade extracurricular ao mesmo tempo divertida e educativa, envolvendo professores e alunos na criação artística.
Propiciar aos professores auto-suficiência na criação e produção de filmes de animação com seus alunos.
Gerar um material didático diferenciado que ficará à disposição das escolas para uso em sala. Para as crianças o interesse é redobrado já que além de se tratar de animação, são filmes realizados e estrelados por elas mesmas.
O projeto Anima Escola é dividido em 4 fases:
1ª Fase - Curso básico para professores
2ª Fase - Oficinas de animação para os alunos
3ª Fase - Cursos com produção de filmes
4ª Fase - Capacitação tecnológica
Mais informações no site: http://www.animamundi.com.br/
Idéias para quem quiser aprofundar o trabalho....
Esse trabalho com certeza irá estimular a criatividade dos alunos. Para aqueles que quiserem entrar em contato com a equipe do ANIMAMUNDI, a escola pode se cadastrar e receber formação pelo projeto ANIMAESCOLA, pelo link http://www.animamundi.com.br/esc_home.asp
Depois vale a pena criar mini-cursos ministrados pelos próprios alunos que poderão ser multiplicadores do que aprenderam nas oficinas do projeto ANIMAMUNDIESCOLA para outros membros da comunidade.
Há ainda a possibilidade de participar do Festival Internacional de Animações, o próprio ANIMAMUNDI, com uma das animações produzidas pelos alunos.