1. Apresentação do curta: A Velha a Fiar , de Humberto Mauro
2. Conversar sobre o tema do filme, pontos apreciados, familiaridade, ou não, com imagens em preto e branco e o o que elas suscitam .
Orientação Didática:
Ao conversar com os alunos sobre o tema do curta o professor sensibiliza o grupo para aquilo que irá trabalhar. Ao ouvi-los abre espaço para crítica, para que teçam opiniões, estabeleçam relações com outras histórias já vividas ou conhecidas.
3. Propor ao grupo que recupere de memória a seqüência da canção.
4. Reescrita da canção
Orientação Didática:
Esta reescrita poderá ser feita coletivamente quando as crianças ditam ao professor o conteúdo a ser escrito. Com esta atividade os alunos podem aprender para que serve escrever e como se faz, pois há uma função real nesta escrita. Ao escrever o professor atua como um modelo para o grupo assumindo comportamentos escritores comuns a qualquer um que realize esta ação. Isto é: escreve da esquerda para direita, usa sinais de pontuação, separa palavras, relê o que já escreveu, corrige seu texto entre outras coisas.
A reescrita também poderá ser em duplas ou pequenos grupos, no caso da sala ter alunos que já escrevem convencionalmente.Estas crianças assumem o papel de escriba enquanto os demais componentes do grupo ditam o que deverá ser registrado.
5. Conversar com o grupo sobre a idéia do dia do desafio.
Orientação Didática:
Esse é um momento importante em que o professor compartilha o produto a ser construído por todos. A intenção não é que ele imponha sua vontade e sim dê a sugestão abrindo espaço para conversa, negociação e ajustes que os alunos propuserem. A aprendizagem ganha sentido, pois todos, tanto professor como alunos, se relacionam entre si e acerca de um objeto de estudo, um objetivo comum.
6. Ampliar repertório de contos acumulativos.
Orientação Didática:
O professor poderá trazer diferentes versões de um mesmo conto assim como apresentar outros enredos que venham a ampliar o repertório do grupo.
7. Eleger os contos que serão apresentados no dia do desafio.
Orientação Didática:
Ao eleger os contos, professor e aluno passam a explorá-los com mais afinco. Nesse momento os alunos serão convidados a memorizá-los e perceberão na escrita e leitura importantes aliados.
O professor pode compartilhar com o grupo diferentes estratégias que venham a contribuir na memorização. Ações como: tomar notas, desenhar, ler, em voz alta ou silenciosamente, várias vezes, entre outras.
A leitura tem uma intenção clara neste momento que é ler para memorizar assim como uma atribuição social comum a atores, jornalistas, cantores, etc,que usam desses meios para realizar bem suas profissões.
8. Práticas de Leitura:
Ler para memorizar
Ler para divertir.
Colocar na ordem correta trechos do conto.
Grifar no texto determinadas palavras, por exemplo: Velha, fiar,
Descobrir a palavra omitida e buscar num banco de dados oferecido pelo professor a palavra correspondente.
Comparar versões da mesma história
Orientação Didática:
Nesta atividade é importante que o professor garanta que os alunos já conheçam de memória o texto a ser organizado. Conforme o conhecimento de língua portuguesa dos alunos, o professor deve até mesmo informar de qual texto está se tratando, pois é desta forma que as crianças têm condições para colocar em jogo o conhecimento que vem construindo até o momento.
No caso de crianças leitoras, já a descoberta de qual é o texto, fará parte de um dos desafios da atividade.
Dessa forma todos podem encontrar problemas a resolver e enquanto uns precisam encontrar pistas para descobrir uma palavra solicitada, outros podem olhar para grafia correta da palavra, identificar qual é o texto.
9. Proposta de escrita:
Listas:
Títulos dos contos que já foram lidos
Títulos já memorizados,
Nome dos personagens que aparecem na história,
Seqüência em que personagens aparecem e ações realizadas...
Trechos dos contos ditados pelo professor
Reescrita coletiva dos contos.
Reescrita individual ou em duplas
Escrita do texto a partir de ilustrações.
Partes do conto para complementá-lo.(professor dá início e os alunos escrevem o final, e vice-versa)
Orientação Didática:
As atividades de escrita e reescrita contribuem para que as crianças comecem a refletir e ampliar o conhecimento sobre as propriedades dos textos (estrutura, características, traços diferenciadores, finalidade, intencionalidade) e propriedades da escrita (propriedades qualitativas e quantitativas, ortografia, separação entre palavras, pontuação) Assim como, compreendê-lo em seu sentido e lógica. No caso de salas muito heterogêneas o professor pode lançar mão de diferentes propostas que atendam as necessidades e especificidades dos alunos.
Dessa forma todos podem encontrar problemas a resolver na atividade.
10. Revisão texto.
Orientação Didática:
Após os textos estarem escritos inicia-se o trabalho de revisão que incluí a melhora do texto nos aspectos de ortografia, coerência e coesão.
11. Planejar o dia do desafio, escrita e distribuição de convites, fichas de inscrição, decidir os jurados, eleger os que se apresentaram, critérios para premiação....
12. Dia do Desafio: iniciar o evento com a exibição do curta: A velha a Fiar.
Apresentação do grupo e desafio aos convidados em reproduzir oralmente alguns dos contos apresentados.
Orientação Didática:
Para uma proposta ser significativa é importante que se tenha uma visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhado com as crianças. Ao final de uma seqüência ou projeto, entendemos que a criança aprendeu porque teve uma intensa participação que envolveu a resolução de problemas de naturezas diversas.
O resultado de um trabalho não deve ficar guardado num caderno, pastas ou fichários, mas sim ser exposto por meio de uma ação, como um sarau de poesias, apresentação
de um teatro, seminários, exposições, por exemplo ou objetos concretos como livros, DVD, álbuns... Desta forma o conhecimento é transformado e tem um uso real e social.
13. Avaliação
Orientação Didática:
A avaliação deve acontecer ao longo de toda a seqüência, pois se acredita num processo no qual a criança é convidada a se envolver e realizar diferentes tarefas. Olhar para sua capacidade em resolver problemas, criar estratégias, analisar e refletir sobre a língua portuguesa podem ser alguns critérios avaliativos.