O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas e Internet sobre como era o período compreendido entre o governo de Juscelino Kubitschek - JK e a ditadura militar. O objetivo desse levantamento é fazer com que o aluno compreenda como as pessoas viviam e também como recebiam informações naquele período.
Na seqüência os alunos terão a apresentação do Curta "Cartas da Mãe", onde é relatada a história do cartunista Henfil, um dos grandes ícones da resistência à ditadura no período.
O professor poderá levar para os alunos algumas das crônicas escritas por Henfil na coluna "Cartas da Mãe" e publicadas na Revista Istoé com o objetivo de aprofundar a discussão e de também apresentar aos alunos o estilo tipo crônica.
Em seguida, a turma será dividida em grupos e cada uma das equipes irá criar um conjunto de quadrinhos sobre temas que envolvam as questões discutidas anteriormente. O uso de quadrinhos em sala de aula é um recurso muito rico, pois sua análise permite compreender uma época da sociedade e suas características. Os quadrinhos permitem ao grupo realizar um trabalho com o enredo, explorar a construção do desenho dos personagens, analisar as expressões das pessoas e as características individuais predominantes a nível estético, moral e intelectual. Quando os alunos são incentivados a montar suas próprias histórias eles representam suas idéias através da criação das expressões dos personagens e de suas falas. Este trabalho pode ajudá-los a compreender e a desenvolver a capacidade de identificação das ideologias que permeiam as histórias. Os quadrinhos têm a particularidade de unir duas riquíssimas formas de expressão cultural: a literatura e as artes plásticas. Isso os torna uma fonte preciosa de inspiração para as iniciativas didáticas.
Após a elaboração das tiras, que poderão ser criadas por desenhos dos próprios alunos, por transformação de imagens em meio digital (utilização de software de imagem) ou pela colagem de tipos retirados de revistas e jornais, as mesmas serão expostas na escola em cartazes e também colocadas no Blog montado para a discussão.
Os Blogs permitem uma comunicação assíncrona sobre qualquer assunto entre alunos de diferentes idades, ambientes ou cidade. Todos os participantes enviam suas contribuições e atualizam os conteúdos, partilhando assim uma visão global dos materiais publicados.
As tiras escolhidas para publicação no Blog devem ser acompanhadas de crônicas, criada pelos alunos, aos moldes das escritas por Henfil na coluna "Cartas da Mãe".
Na seqüência os alunos poderão analisar e discutir os trabalhos dos demais colegas e postar seus comentários no Blog. Caso a Escola não tenha o recurso do computador, os alunos deverão afixar as crônicas juntamente com as Tiras nos cartazes que podem ser expostos em pontos estratégicos da escola. Ao final de um período proposto realiza-se um debate mais amplo onde cada aluno poderá falar sobre a sua experiência.
Pesquisar e discutir:
O que foi a Ditadura Militar e qual o papel dos artistas neste processo?
Quem foi Henfil e como ele tentava denunciar as atrocidades da ditadura?
Quais os reflexos positivos e negativos que o período da Ditadura Militar trouxe ao Brasil?
O que é democracia?
Qual a importância do voto para a juventude?
Hoje temos democracia no Brasil?
Hoje temos censura no Brasil?
O que são crônicas?
O que são quadrinhos?
Como podemos criar quadrinhos e produzir crônicas?
Os Quadrinhos:
A história em quadrinhos surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX com o intuito de atrair leitores. No Brasil, os quadrinhos apareceram pela primeira vez em 1905, através da revista Tico-Tico de Manoel Bonfim e Renato Castro. Mas, foi a partir de 1934, que surgiu a indústria de quadrinhos como ramo da indústria de comunicação de massas, quando Adolfo Aizen lançou o Suplemento Juvenil, do jornal A Nação e que trazia em suas páginas histórias de Flash Gordon, Mandrake, Pinduca, entre outras.
A consolidação veio a partir de 1943 com a criação da Editora Brasil América Ltda - EBAL, que passou a publicar as histórias em quadrinhos em revistas visando o divertimento infantil. Devido principalmente à sua grande atração estética e seu conteúdo, a indústria de quadrinhos desenvolveu-se rapidamente, atraindo o público
infanto-juvenil, que até então permanecia à margem dos jornais e revistas informativas.
Nas décadas de 40 e 50, os quadrinhos travaram uma difícil batalha no país, liderada por educadores e intelectuais que proclamavam que estes representavam a anticultura. Uma das estratégias utilizada pela EBAL para neutralizar essa campanha foi à produção de histórias autenticamente nacionais e a adaptação de obras de literatura para os quadrinhos.
A partir desta iniciativa, o gênero passou a fazer parte da nossa cultura. Dentre as produções nacionais destacam-se as de Maurício de Souza, Ziraldo e Henfil, criador de Fradinho e Zeferino.
Hoje podemos dizer que os quadrinhos constituem uma síntese entre ilustração e texto. Eles mexem com a visão, a imaginação e os sentidos, dando ao leitor uma sensação de movimento.
Para se criar uma tira de Quadrinhos:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada à produção
2. Criação dos personagens - personagens principais e secundários. Para que durante a elaboração da história não surjam problemas, é importante planejar as características de cada personagem, delineando sua personalidade, aspecto físico, estilo das roupas, vícios e virtudes. O Blog pode servir de espaço de discussão para a elaboração dos personagens (pode se criar um espaço denominado "Bastidores". Caso a escola não tenha computador à discussão pode ser realizada em reuniões, mas as decisões precisam ficar registradas por meio da escrita.
3. Os primeiros traços dos personagens - desenhar cada um dos personagens em posições variadas e com expressões faciais bem marcadas. Pode-se usar personagens já existentes por meio da composição de figuras obtidas com colagens de partes retiradas de jornais e revistas, por meio de scanner de figuras impressas ou com imagens obtidas na internet..
4. Construção do argumento- É a idéia geral da história, com começo, meio e fim. Nesse ponto, a partir do tema discutido após os debates e pesquisado pelo grupo, escrever um resumo da história que servirá de base para a elaboração do roteiro.
5. Criação do roteiro - o roteiro é a história planejada quadro a quadro. Nessa fase, as cenas são descritas e os diálogos definidos.
6. Desenho - Marcamos os elementos das páginas como¬ personagens, cenários, balões com os textos escritos a lápis, onomatopéias (palavras que reproduzem sons naturais, como Tchibum! Pou! Crás!) e também os contornos dos quadrinhos (são as margens da tira).
7. Letras - com uma canetinha preta de ponta fina finalizamos os texto dos balões e as onomatopéias.
8. Arte-final - assim como os textos os demais elementos gráficos recebem o contorno de tinta preta, cobrindo cuidadosamente os traços a lápis e corrigindo eventuais falhas.
9. Cor - Essa é a última etapa antes da finalização das Tiras (a colorização dos quadrinhos). Os alunos podem optar entre o uso de lápis de cor, canetinhas ou outras técnicas de pintura que já tenham sido trabalhadas em sala de aula.
10. Existem também alguns softwares de imagem que possibilitam a elaboração e colorização dos desenhos em meio digital.