O trabalho tem início com a apresentação do filme "Clandestina Felicidade" seguido do levantamento entre os alunos de coisas que eles desejaram possuir e conseguiram ou não seu intento (quais foram os seus objetos de desejo). A idéia central para elaboração do Cordel é partir de um conjunto de experiência de vida apresentadas pelos alunos - os seus desejos, e que depois irão tomar forma na vida dos personagens que serão criados pelos grupos. Assim como Clarice fazia, os alunos podem criar personagens humanos ou não, pois a idéia principal do projeto é trabalhar com os sentimentos, isto é, estabelecer uma sintonia entre os sentimentos expressos pela autora e os sentimentos dos alunos. A atividade visa estabelecer um trabalho colaborativo que envolva os alunos nas historias de cada colega ultrapassando a realidade e conseguindo, com a ajuda da imaginação, da fantasia e da Arte dar vida aos personagens que irão representar conjunto de sentimentos e sensações, os quais, no decorrer da historia a ser criada farão uma ponte para que possam criar um movimento entre o imaginário e a realidade e vice-versa por meio da criação de Cordel. Tarefa essa que foi realizada por Clarice Lispector por toda a sua vida, dando nome aos bichos e os transformando em seus amigos, por exemplo.
O Cordel:
O Cordel pode ser considerado uma poesia narrativa, popular, impressa. Para alguns escritores de cordel ele é:
Literatura de Cordel
É poesia popular,
É história contada em versos
Em estrofes a rimar,
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
De acordo com Joseph Maria Luyten em seu livro "O Que é Literatura de Cordel", o gênero sofreu mudanças consideráveis nos últimos anos.
"Antigamente, a poesia popular era praticamente o único veículo de informação e formação de vastas camadas populacionais do interior do Brasil, notadamente do Nordeste. Era portadora de anseios de paz, de tradição e veículo único de lazer e informação. Hoje, ela é portadora, entre outras coisas, de reivindicação de cunho social e político. Não somente para os nordestinos e descendentes, mas para todos os habitantes do Brasil", afirma o autor.
Pesquisar e discutir:
O que é um cordel?
O que é ser um herói?
Quais sentimentos e sensações devem estar presentes no herói?
Qual personagem poderia desafiar o herói? Quais os sentimentos e desejos ele precisaria ter para conseguir fazer o desafio?
Para se criar o Cordel:
Após formar os grupos de trabalho, o professor deverá orientar os alunos para:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada à produção
2. Escolher os heróis que serão os desafiados, tentando pontuar quais os sentimentos e desejos de cada um. É importante que o grupo de alunos se identifique com a personagem
3. Escolher os desafiantes, tentando também pontuar seus sentimentos e desejos
4. Delinear o fio condutor para desenvolver o desafio de acordo com o tema selecionado
5. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes (livros, revistas, jornais e Internet)
6. Escrever um roteiro de trabalho que deverá ser amplamente analisado e reelaborado pelo grupo
7. Planejar a elaboração do Cordel destacando as características, os sentimentos e os desejos que o grupo julgar mais importante imprimir ao personagem
8. Escrever a primeira versão do Cordel
9. Submeter à apreciação e análise de todos os participantes
10. A partir das observações do grupo escrever a versão final.
O que será necessário para o trabalho
Familiarização com as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação necessárias ao projeto virtual (editor de texto, Internet, wiki etc)
Organização dos grupos de trabalho para a escrita colaborativa
Escolha da abordagem de acordo com o tema escolhido
Desenvolvimento de competências lingüísticas necessárias ao cumprimento da tarefa: através da leitura de cordéis e identificação de suas principais características
Registro das suas idéias e elaboração dos esboços dos textos que irão compor o cordel
Escolha das imagens (xilogravuras) para ilustrar o Cordel, normalmente direcionadas ao mote da história (a idéia principal do texto)
Os professores acompanham o trabalho dos alunos, dão orientação ao longo de todo o processo e ajudam-nos a lidar com os desafios da escrita colaborativa no gênero.
O Trabalho colaborativo:
1. O grupo deverá assistir conjuntamente o curta "Clandestina Felicidade" e, após a apresentação, discutir as mensagens e os sentimentos que são apresentados na produção. O aluno, estimulado pelo professor poderá ler alguns textos de Clarice Lispector.
2. Em seguida, solicita-se que os alunos contem suas histórias destacando sempre, que a proposta da atividade é falar dos desejos ocultos concretizados ou não.
3. A partir das histórias serão escolhidos dois personagens - o herói regional e o desafiante e serão escolhidos também os desejos e os sentimentos que serão trabalhados na história.
4. Nesse ponto os alunos começarão a escrita colaborativa que será realizada no wiki ou caso não se tenha computador com acesso a Internet na escola, poderá acontecer utilizando-se painéis de papel ou mesmo os próprios cadernos (nesse caso será necessário criar a figura de um organizador para a publicação, que será o aluno que irá anotar as seqüências para que ao final as mesmas possam ser organizadas).
5. É importante conhecer quais são as características de um cordel tradicional , para que estas possam ser reproduzidas, principalmente na versão impressa.
6. Os alunos apresentam a primeira versão que será discutida e reescrita, quando necessário até chegar ao produto final
7. Ilustrar o Cordel através de técnicas que lembrem xilogravura
8. Marcar um dia para o lançamento do Cordel na escola. Como a leitura do Cordel pode ser cantada os alunos poderão acompanhar a apresentação com vários instrumentos musicais como: violão, flauta, pandeiro etc