Bibliografia utilizada e sugerida:
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos em psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1984.
NESTROVSKI, Artur. O livro da música. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.
Anexo 1
Biografia de Johann Strauss Junior
Violinista e membro mais eminente da família Strauss, dirigiu sua própria orquestra, 1844-1849, rivalizando com a do pai após 1849, as duas orquestras Strauss se fundiram numa única.
Foi diretor musical dos bailes imperiais-reais de Viena, 1863-1871, e o mais famoso embaixador da Áustria (o "rei da valsa"), foi aclamado por multidões de admiradores, especialmente nas turnês européias, 1856-1886, e nos EUA (1872).
Na forma, suas valsas parecem-se com as do pai - introdução lenta, cinco valsas e corda -, mas as seções são mais longas e orgânicas as melodias, geralmente de grande inspiração, são amplas e impetuosas, os detalhes harmônicos e orquestrais são mais ricos e mais sutis, em certos momentos até wagnerianos.
Entre suas mais célebres obras-primas, datando dos anos de 1860 e início dos anos 1870, encontram-se duas das quais foram utilizadas no curta: Accellerationen op. 234 e Wiener Bonbons (Bombons vienenses) op. 307 bem como:
O Danúbio Azul (Na die schönen, blauen Donau) op. 314,
Wein, Weib und Gesang (Vinho, mulheres e canções) op. 333 e
Wiener Blut (Sangue vienense) op. 354.
De suas 17 operetas, a brilhante O morcego (Die Fledermaus, 1874) e a pitoresca O barão cigano (Die Zigeunerbaron, 1885) ocupam merecidamente um lugar central no seu repertório.
As outras três obras do compositor utilizadas no curta são:
Liebeslieder-Walzer Op. 114 (7:19')
Morgenblätter, 'morning Papers' Op. 279 (8:25')
Schatz-Walzer Op. 418 (7:10')
Fontes:
http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/2086/musicos/strauss.html
http://www.luteranos.com.br/101/coral/biografias/strauss_II.html
Anexo 2
Biografia de Frédéric Chopin
Frédéric Chopin (Zelazowa-Wola, 1810 - Paris, 1849)
Pianista e compositor polaco. Filho de pai polaco e de mãe francesa, desde jovem chama a atenção pelo seu temperamento melancólico e sonhador, assim como pela sua viva inteligência. Aos vinte anos dá concertos de piano em Viena, Praga, Dresden e, finalmente, em Paris, onde se instala. Insatisfeito com o êxito parcial que obtém no seu primeiro concerto parisiense importante, reserva-se nos tempos seguintes para a intimidade e dedica-se à composição e ao ensino. Bem acolhido pela classe alta polaca imigrada em Paris, tem numerosos alunos que expandem a sua fama. Em poucos anos escreve, além dos seus grandes concertos, sonatas e séries de estudos, diversas mazurcas, noturnos, baladas, polonesas, prelúdios, sherzos, valsas e uma infinidade de peças de gêneros semelhantes.
A música de Chopin é de caráter essencialmente pessoal, com um acento romântico cheio de melancolia, em ocasiões de uma pungente tristeza. Afasta-se decididamente da normativa clássica, tanto nos ritmos como nas harmonias. Se bem que seja de lhe reprovar certo sentimento doentio, também é verdade que a sua música está cheia de encanto, de sabor e de uma poesia delicada e penetrante. Provavelmente, a sua tuberculose não é alheia a esta morbidez.
Entre as suas composições mais originais há que se citar a grande Valsa em mi menor, as valsas em lá menor e em ré bemol maior a admirável Polonesa n.º 8, a Fantasia de Improviso, o delicioso Scherzo em si bemol, o Concerto em mi menor, os Noturnos, os Prelúdios, a Marcha Fúnebre. Quanto ao seu gênio como pianista, segundo testemunhos da época, é de uma graça elegíaca, de uma elegância fora do comum e de uma poesia e um vigor pessoal sem igual.
Fonte:
http://www.vidaslusofonas.pt/frederic_chopin.htm
Anexo 3
Musicoteca:
Chopin: Waltzes / Impromptus
Artista: Georges Cziffra
Ano: 2001
Gravadora: EMI
New Year's Concert 2000
Artista: Riccardo Muti / Wiener Philharmoniker
Ano: 2000
Gravadora: EMI
New Year's Day Concert 2001
Artista: Nikolaus Harnoncourt
Ano: 2001
Gravadora: Warner Music
Anexo 4 - Poesias
Poesia 1: O Bicho - Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Fonte:
MACHADO, Ana Maria. O tesouro das Virtudes para as crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 23.
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Poesia 2: Tem gente que existe e parece imaginação - Ulisses Tavares
"Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
Mas não é o desalento que você imagina entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece imaginação."
Fonte:
http://www.pensador.info/frase/MzAwMjU1/