O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas, Internet, capas de CD ou DVD. Em duplas, os alunos deverão buscar composições que falem sobre um fato social. O objetivo deste levantamento é fazer com que os alunos compreendam que uma música pode significar a expressão de um contexto histórico. O objetivo desse primeiro contato é fazer com que compreendam o que está escrito nas entrelinhas de uma composição subjetiva e como a linguagem é utilizada para expressar experiências, idéias e sentimentos.
Na seqüência, o professor fará a apresentação do Curta "Precipitação" e irá abrir um debate com os alunos sobre o uso das metáforas. É muito importante que o professor enfatize que as metáforas servem para criar imagens que representem idéias não-objetivas. No dicionário, a Lua é o satélite natural da Terra, mas para Caetano Veloso, em Lua de São Jorge, ela é "... Nobre porcelana/ Sobre a seda azul." (O material ficará disponível no espaço wiki)
Em um novo encontro o professor irá trabalhar com o aluno a idéia de que um artista é a voz de seu tempo, que suas palavras servem de reflexão e crítica de uma época. Para essa aula podem ser utilizadas as músicas que os alunos apresentaram na primeira pesquisa ou o professor poderá levar músicas de Renato Russo, Cazuza ou Chico Science que são conhecidos pelas letras com críticas sociais.
O objetivo desta etapa e fazer com que o aluno entenda o cenário histórico e cultural que permeia uma criação musical além de ainda compreender o seu significado e observar como as mesmas são usadas na sociedade atual.
O professor deve priorizar nessa fase do trabalho a socialização das experiências de leitura, argumentação, busca de informações e consulta a diferentes tipos de fontes.
Na última etapa do projeto, os alunos irão criar suas próprias músicas utilizando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Na parte da criação da composição os mesmos poderão utilizar softwares ou fazer o trabalho com o auxilio de instrumentos convencionais.
O professor tem que ter claro nessa atividade que a educação por meio da música aprimora a criatividade, a sensibilidade e a inteligência, criando oportunidades de expressão do aluno além de criar laços entre as pessoas quando a atividade é feita em grupo.
O que será necessário para o trabalho
Familiarização com as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação necessárias ao projeto virtual (software de criação e edição de musica, Internet, wiki etc)
Organização dos grupos de trabalho para a pesquisa e a escrita colaborativa
Registro das idéias no espaço wiki
Escolha das situações sociais ou culturais que irão fazer parte da composição musical
Os professores acompanham o trabalho dos alunos, dão orientação ao longo de todo o processo e ajudam-nos a lidar com os desafios da escrita colaborativa e também a compor a letra e elaborar a música.
A Escrita Colaborativa com o uso de Wiki
Wiki é um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos. Um wiki permite que várias pessoas, mesmo que geograficamente distantes, trabalhem em um mesmo texto. Não há uma hierarquia pré-estabelecida entre autores, por esse motivo qualquer usuário pode adicionar conteúdos e também editar os conteúdos inseridos por outras pessoas.
Além do direito ilimitado de edição, a vantagem de um wiki é a possibilidade de trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é realizado on-line na Internet. O sistema controla todas as alterações, que ficam gravadas em um histórico. Desta forma, é possível retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano. O exemplo mais conhecido de utilização de um wiki é a wikipedia.
A utilização de wikis em atividades pedagógicas desenvolve a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e também a constituição de redes sociais. Um endereço na Internet para a criação de um espaço wiki é http://www.wikispaces.com
A seguir apresentamos algumas dicas para você compreender melhor o espaço wiki e também algumas dicas para montar um espaço wiki:
O Wikispaces
1. Um wikispace é um espaço onde você pode criar páginas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens.
2.
Wikispaces oferece três tipos de espaço: público (pode ser visto e editado por qualquer pessoa), protegido (pode ser visto por qualquer um, porém, só pode ser editado pelos membros do espaço) e privado (só pode ser visto e editado por membros do espaço.).
3.
O wikispaces oferece recursos básicos como mudança de cores, colocação de logotipo, inserção de imagem , basta procurar o passo-a-passo no help do próprio espaço.
4.
O wikispaces permite introduzir links para blogs, fotoblogs, sites etc.
Software para a produção e edição de músicas (shareware)
Easy Audio Editor 6.0 (http://audioware.cifraclub.terra.com.br/download-38-easy-audio-editor.html ) Editor de áudio fácil de usar, recomendado para usuários amadores. Suporta gravação, edição visual, efeitos, filtros, conversão de formato, extração de áudio de arquivos de vídeo, e muito mais. Trabalha com a maioria dos formatos de áudio e vídeo.
DoReMe Music 1.30 - é um aplicativo para compor músicas. Você terá a sua disposição a simulação de 189 tipos de instrumentos para desenvolver os arranjos. Para criar as próprias canções, basta clicar em um teclado virtual, adicionar acompanhamentos musicais e usar a criatividade.
Metáfora
s.f. Figura de linguagem que consiste na transferência da significação própria de uma palavra para outra significação, em virtude de uma comparação subentendida. Por exemplo, quando se diz "Ele é uma raposa", emprega-se uma metáfora, isto é, usa-se o nome de um animal para descrever um homem que possui uma qualidade, astúcia, que é própria do animal raposa.