1. Verificar e discutir sobre os conhecimentos prévios dos alunos relacionados à animação
2. Fazer uma listagem de animações conhecidas pelos alunos
Dica : este material pode servir de base para as produções futuras, por exemplo, analisando-se a trilha sonora, narração, efeitos, etc.
3. Assistir ao filme Animando
4. Conversar com os alunos sobre a técnica utilizada
5. Propor aos alunos a realização de um festival de animação com o tema: "Em minhas mãos, a memória e o futuro do meu bairro"!
Dica:
Partir dos eixos:
Meu bairro - No passado
Meu bairro - No presente
Meu bairro- No futuro- o que eu desejo
6. Discutir com os alunos sobre como buscar a história do bairro.
7. Fazer uma reunião de pais e mestres para convidar os pais a serem colaboradores do projeto, como fontes vivas de informação
Dica: os pais podem ser ótimos colaboradores do processo, em todos os sentidos. A idéia é levar os alunos a refletirem sobre seu entorno, e é fantástico, fazer o mesmo com os pais! É a escola rompendo as barreiras da sala de aula e ampliando parcerias produtivas...
8. Elaborar uma pesquisa sobre quais são os moradores mais antigos do bairro
9. Buscar, fotos, textos, imagens que possam compor um acervo de pesquisas para os alunos
10. Ao mesmo tempo em que realizam a pesquisa, discutir as etapas para a elaboração de uma animação
Dica: os alunos poderão utilizar varias técnicas, por exemplo, com massinha de modelar (Programa Stopmotion), scannear desenhos e dar movimento no PowerPoint, utilizar desenhos no MovieMaker, etc.
Após as pesquisas devem preparar o roteiro e o storyboard, ou seja, planejar a animação quadro a quadro.
11. Construir o roteiro e o storyboard.
Dica: é necessário orientar aos alunos sobre a captação de materiais que serão necessários: por exemplo: scannear fotos e imagens, buscar uma trilha sonora adequada, ou até mesmo a narração. Os alunos podem dividir tarefas e otimizar o trabalho em equipe, valorizando desta forma as diferentes habilidades de cada um.
12. Socializar o pré-projeto entre os diferentes grupos, para que cada aluno possa contribuir no trabalho do colega, tornando o produto final o resultado da pesquisa e empenho de todos.
13. Planejar coletivamente como será divulgado o trabalho de cada equipe. Uma opção seria a realização de uma mostra do festival para a comunidade.
Dica: Outras opções poderiam ser: a publicação das animações em sites, a criação de um CD-Rom para ser enviado para as instituições do entorno escolar, como por exemplo, bibliotecas, outras escolas, sociedades amigos do bairro, etc.
14. Envolver os alunos no planejamento da Programação do Festival. Eles podem fazer uma votação para denominar o evento, elaborar os cartazes e convites, utilizar a Internet para divulgação e tudo mais o a que a classe decidir
Dicas:
Os alunos podem homenagear os moradores mais antigos do bairro com a entrega de um CD-rom com todas as animações feitas pela classe. É importante que valorizarem o passado e seus protagonistas para construírem um bairro melhor.
A entrega do CD-rom pode ser feita também a um político local acompanhado de uma carta dos alunos com reivindicações de melhorias para o bairro.