1. Apresentar o curta Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba
2. Conversar sobre o tema do filme e o que conhecem sobre o mesmo. Discutir a importância da Memória e do registro para a produção desse curta.
3. Propor a idéia da elaboração de um curta metragem sobre Pixinguinha
4. Em pequenos grupos, pesquisar sobre Pixinguinha: principais composições, compositores e cantores que se inspiraram neles. Durante a pesquisa os alunos devem ser orientados a escrever para lembrar dados e arquivar imagens e informações relevantes. Propor também a pesquisa em arquivos de áudio. É preciso dividir papéis nos grupos: quem vai buscar informações textuais, quem vai buscar imagens, quem irá buscar o áudio...
5. Dentre as imagens que deverão compor o curta, os alunos deverão colher depoimentos de familiares e conhecidos que tenham vivido na época de Pixinguinha.
6. Na sala de informática, cada grupo deverá organizar as informações obtidas em Vídeo usando, por exemplo, o Movie Maker (veja como fazer em http://www.apostilando.com/download.php?cod=457)
7. Organizar a exibição dos curtas, disponibilizando- os no Youtube (veja com fazer em http://www.slideshare.net/oynavy04/youtube-tutorial e
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284) ou em sessões de cinema na escola usando um projetor multimídia.
8. Avaliação: os alunos devem ser envolvidos na avaliação durante toda a seqüência, percebendo sua capacidade em resolver problemas, criar estratégias, analisar e refletir sobre os conteúdos selecionados para o curta.