Em Língua Portuguesa: estimular o aluno a reconhecer e identificar a Narrativa, e compreender o que é o Eu-Lírico e suas funções.
Em Educação Ambiental: explorar a questão sobre os direitos dos animais organizações ativistas contra as condições precárias de tratamento dos animais, seja em locais de abate, seja em experiências em laboratórios, seja para uso de vestimentas. Estimular a curiosidade acerca de tais movimentos, explicitando a importância dos variados movimentos sociais nas principais mudanças que têm ocorrido ao longo da História. Promover a pesquisa em sites como http://www.veganpride.com/peta_brasil.asp e http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Liberation_Front, para conhecimento de tais ideais e para estimular a reflexão sobre o tratamento dos animais pelos seres humanos.
Em Ciências: para o ensino infantil, compreender a formação do pintinho dentro do ovo, porque de alguns ovos não saíram pintinhos, diferenciar no filme aves e mamíferos.
Em Geografia, Meio Ambiente e filosofia: promover o debate acerca da vida nas grandes megalópoles a dificuldade e necessidade de adaptação estabelecer um paralelo entre a história do pintinho saindo do ovo para uma realidade agitada e a vida do homem nas grandes cidades.