- O primeiro passo seria a apresentação do curta-metragem Amigão Zão.
- A seguir, iniciaria-se uma conversa, em roda, com os alunos, buscando-se informações preliminares sobre se eles têm animais de estimação, que bichos são estes, se gostam ou não deles...
- Como próxima etapa, aproveitando o filme, no qual são apresentados bichos de estimação pouco usuais, seria interessante diferenciar os animais do filme daqueles que realmente temos em casa, explicando de modo simples, o que significam as expressões animal selvagem e animal de estimação.
- A seguir pode-se pedir pesquisas em casa, juntamente aos pais, para que informem às crianças que tipo de animal possuem, com mais detalhes, como por exemplo: Cachorro, da raça pastor alemão, macho ou fêmea, que tem tantos anos de idade, tipo físico (tamanho, cor), o que comem, o que gostam de fazer...
- Depois disso, as informações sendo levadas para a escola, o(a) professor(a) pode organizar as informações na lousa, conversando com os alunos e reforçar os dados obtidos falando sobre os cuidados que devemos ter com os animais.