|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Conhecendo melhor nossos animais de estimação


Plano de Aula do Filme Amigãozão | Animação | De Andrés Lieban | 2006 | 1 min | RJ


Os animais de estimação fazem parte da vida de muitas crianças. Tornam suas existências ainda mais alegres com suas brincadeiras e fidelidade a toda prova. Por conta disso, Amigão Zão, é obra que encanta e interessa as crianças mais novas, da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Com este curta podemos iniciar alguns trabalhos com estas faixas etárias estimulando um maior conhecimento científico, dentro das possibilidades das crianças, sobre seus cachorros, gatos, peixinhos, passarinhos, tartarugas...




Objetivos
Fazer com que as crianças da educação infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental conheçam melhor seus animais de estimação estimulados a partir da visualização do curta Amigão Zão e de atividades realizadas em sala de aula e em casa que complementem as informações trabalhadas neste filme.

Situação Didática
- O primeiro passo seria a apresentação do curta-metragem Amigão Zão. - A seguir, iniciaria-se uma conversa, em roda, com os alunos, buscando-se informações preliminares sobre se eles têm animais de estimação, que bichos são estes, se gostam ou não deles... - Como próxima etapa, aproveitando o filme, no qual são apresentados bichos de estimação pouco usuais, seria interessante diferenciar os animais do filme daqueles que realmente temos em casa, explicando de modo simples, o que significam as expressões animal selvagem e animal de estimação. - A seguir pode-se pedir pesquisas em casa, juntamente aos pais, para que informem às crianças que tipo de animal possuem, com mais detalhes, como por exemplo: Cachorro, da raça pastor alemão, macho ou fêmea, que tem tantos anos de idade, tipo físico (tamanho, cor), o que comem, o que gostam de fazer... - Depois disso, as informações sendo levadas para a escola, o(a) professor(a) pode organizar as informações na lousa, conversando com os alunos e reforçar os dados obtidos falando sobre os cuidados que devemos ter com os animais.

Comentários
Com esta ação, além do conhecimento adquirido, que visa melhorar também a forma como as crianças vivenciam suas experiências com seus animais de estimação, se estimula a interação com os pais para a pesquisa, o levantamento de dados tendo contato direto e objetivo com o assunto pesquisado e ainda se demonstra o aprofundamento oferecido pela ciência a partir da ação do(a) professor(a). Obs. No caso de crianças que não têm animal de estimação, a alternativa é propor que busquem informações com parentes, amigos ou vizinhos que tenham e que possam lhes informar.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado