1a Etapa
Inicie a aula buscando o significado dos termos verdade e mentira. Peça aos alunos que contem casos pessoais em que mentiram ou contaram a verdade e as repercussões de suas ações.
2a Etapa
Procure textos de apoio, contos ou crônicas em que a verdade ou a mentira sejam os tópicos centrais. Verifique o que os filósofos falam sobre verdade e mentira e discorra sobre seus pensamentos junto aos alunos.
3a Etapa
Passe o filme. Discuta as questões: Por que mentimos? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Devemos falar a verdade sempre? Por que, muitas vezes, temos receio de dizer a verdade?
4a Etapa
Proponha aos alunos uma pesquisa de campo sobre o tema com amigos, conhecidos, parentes e a produção de textos, no formato de crônicas ou contos, com as melhores histórias. Para arrematar, finalize com dramatizações das melhores histórias e filmagens com celular ou câmeras fotográficas destas encenações.