Crie um ambiente propício, diferente do habitual em sua sala de aula. Tire as carteiras de circulação. Espalhe almofadas, convide os adolescentes para sentar no chão. Deixe-os a vontade. Coloque as perguntas no centro das discussões: O que é adolescência? Como é ser adolescente?
Em seguida divida-os em pequenos grupos para que debatam, se posicionem e coloquem respostas e dúvidas no papel. Entre então com alguns conceitos, ideias, leituras (use literatura, é mais leve). Depois disso apresente este curta-metragem. Verifique quem já passou por situações semelhantes. Pergunte a respeito do título do filme.
Proponha a ampliação da ação com pesquisa pela internet, enquetes nas redes sociais (por exemplo) e levantamento sobre a realidade dos adolescentes (o que fazem? Quem são seus amigos? Como é a relação com os pais). Para finalizar proponha a discussão de alternativas para problemas verificados, especialmente na relação com pais, amigos, irmãos e na escola. Depois disso tudo, tente organizar eventos sobre os adolescentes envolvendo pais e outros educadores.