|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Proibir é o caminho?


Plano de Aula do Filme Proibido? | Documentário | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 7 min | RJ


O filme traz a questão do uso dos aparelhos eletrônicos dentro das escolas. Por meio dele vamos refletir sobre se a proibição é o caminho adequado para a solução deste problema.




Objetivos
- Discutir a necessidade da proibição. - Que os professores possam propor soluções alternativas a proibição do uso de aparelhos eletrônicos na escola.

Situação Didática
1ª Etapa Peça aos professores que relatem os problemas que enfrentam nas escolas e nas salas de aula com a presença dos aparelhos eletrônicos. 2ª Etapa Apresente aos professores a lei que proíbe os aparelhos eletrônicos nas escolas: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/98c0ae15f7f1a1e6832575c3005abe88?OpenDocument 3ª Etapa Realize uma votação entre os presentes para ver quantos são a favor desta lei e quantos contra a mesma. 4ª Etapa Divida o grupo em pequenas equipes compostas por pessoas a favor e contra a lei. Peça que pensem juntos em possíveis ações para realizar com os alunos e conscientizá-los do uso adequado dos aparelhos eletrônicos e quem sabe desta forma evitar a proibição dos mesmos assim podem ser aproveitados dentro das salas de aula para atividades pedagógicas. 5ª Etapa Apresentação das atividades.

Comentários
Avaliação: Avalie durante a atividade o envolvimento pessoal e grupal. Avalie se as atividades são coerentes para serem aplicadas nas escolas.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise