Drogas e História

Plano de Aula do Filme Reflexo das Drogas | Documentário, Ficção | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 5 min | RJ

Ao interferir na vida de usuários/dependentes, as drogas acabam por comprometer a vida da família e das comunidades as quais pertencem. O vício, quase sempre criminalizado, é associado na maioria das vezes a um início de consumo consciente de alucinógenos, bebidas ou fumo. No entanto, os efeitos de muitas drogas quase sempre são ignorados quando camuflados em medicamentos ou em outras substâncias. Para que se esteja consciente das implicações das drogas no organismo e na vida, é necessário conhecer as substâncias, lícitas ou ilícitas, que podem causar dependência assim como seus efeitos no organismo e na vida social.

- Conhecer os diversos tipos de drogas e suas apresentações

- Identificar substâncias que causam dependência química e seus efeitos no organismo

- Explorar iniciativas públicas de combate ao uso de drogas.

1° momento:

Exiba o filme para a turma, logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- O curta traz duas informações relevantes? Quais são?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

2° momento:

Proponha que os alunos pesquisem sobre a história das drogas, como a humanidade, em suas diversas gerações, foi utilizando, explorando e utilizando as drogas.

Anti Drogas

Drogas: 5 mil anos de viagem

Uma dose de história: uma introdução à história das drogas e o contexto atual

Com o resultado da pesquisa, os alunos devem criar uma frisa (linha do tempo) identificando a droga da época e seus modelos de comercialização e distribuição e tentando estabelecer semelhanças e diferenças entre os comportamentos das sociedades em razão das drogas consumidas.

3° momento:

Convidar aos alunos a pesquisarem as ações públicas de combate ao uso de drogas, desde leis que proíbem ou restringem o consumo e a comercialização, até iniciativas de preservação da vida e recuperação dos usuários.

Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil

4° momento:

A culminância dessa proposta está em propor aos alunos que preparem uma campanha de mobilização na escola e na comunidade contra o uso de drogas. A campanha poderá constar de cartazes informativos, esquetes de dramatização, música, peças audiovisuais, ou podcasts para serem distribuídos em rádio escola.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas