Trabalho formal e informal

Plano de Aula do Filme Choque | Documentário | De Vladimir Seixas | 2009 | 18 min | RJ

Constantemente ao passarmos pelo centro da cidade nos deparamos com camelôs que vendem desde comida até brinquedos. Esse tipo de atividade faz parte do chamado trabalho informal, desempenhado por uma parte da população e tem diversas causas sociais.

Distinguir trabalho formal e informal

Investigar o que leva uma pessoa ao trabalho informal

Descobrir quais são as consequências de trabalhos informais, como os do camelô

Descobrir outros tipos de trabalhos informais.

Etapa 1:

Apresente aos alunos o tema Trabalho, após uma breve contextualização assista o filme com os alunos.

Etapa 2:

Levante junto aos alunos o que foi entendido com a exibição do filme. Compilando tudo o que foi dito pelos alunos, explique a definição de trabalho formal e trabalho informal. Em um papel pardo monte uma tabela com os alunos identificando as características do trabalho formal e informal. Peça que os alunos complementem o estudo pesquisando em sites e livros e tragam para aula.

Etapa 3:

Abra uma discussão para que os alunos apresentem o que foi pesquisado, divida a sala em grupos para que cada um desenvolva um cartaz, pode utilizar os seguintes temas: tipos de trabalho informal, causas sociais, entre outros.

Etapa 4:

Reserve um espaço na sala para que os cartazes fiquem expostos durante o mês do trabalho!

Avaliação:

Participação ativa na aula e apresentação do trabalho.

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior