Ser diferente...

Plano de Aula do Filme Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil... | Animação | De Alexandre Bersot | 2010 | 10 min | RJ

Diferentes todos somos, mas muitos querem ser iguais. Busca-se o pertencimento, a participação em um ou mais grupos, a identificação com outros. Isto acontece, com maior ênfase quando ainda estamos na escola e percebemos que para melhor socializar com as demais crianças ou adolescentes é preciso estar sintonizado com as modas que se alternam. Roupas, calçados, jogos, aparelhos eletrônicos, grifes, coleções de figurinhas ou cortes de cabelo podem ser a porta de entrada ou de exclusão nestes grupos... O que fazer? Entrar e abrir mão de sua individualidade ou preservar o seu jeito de ser e socializar de outras formas?

Trabalhar a aceitação do outro, das diferenças. Estimular a tolerância. Combater ações de exclusão e de bullying. Criar um maior sentimento de identidade pessoal e de afeição pelo Brasil.

Inicie a aula pedindo que os alunos busquem em si mesmos as características que são somente suas. Em seguida proponha que enumerem os pontos comuns a todos. Tudo isso no papel, sem troca de informações entre os participantes. Passe tudo para a lousa. Trabalhe os conceitos de individualidade e de participação em grupos. Apresente o filme. Com base no que foi recolhido e também no curta, fale sobre histórias de intolerância (como o holocausto, o caso de Anne Frank...) para aprofundar a discussão e mostrar os horrores provenientes da discriminação ou de ações violentas contra pessoas "diferentes". Abra espaço para que a conversa leve o grupo a considerar e reconhecer a necessidade da diversidade e como isso nos torna mais ricos! Crie campanha com os alunos para divulgar esta ideia na escola e na comunidade.