O meu é tão bom quanto o seu

Plano de Aula do Filme Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil... | Animação | De Alexandre Bersot | 2010 | 10 min | RJ

Encontramos posições contraditórias no comportamento humano em sociedade. De um lado os que acreditam que o que é do outro é que é bom, e de outro os que dizem que sua cultura e seus valores são os que valem. Como resolver este conflito entre os jovens em sala de aula? Como auxiliá-los a valorizar seu país, sua história, suas origens? "Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil..." pode ajudar.

Valorizar características individuais e a auto-estima dos alunos Conhecer a localização, a população, o clima e fatos relevantes sobre a cultura dos países em destaque no filme Reconhecer que diferentes culturas possuem características boas e ruins, mas que devem ser respeitadas em suas diferenças Cultivar o gosto pelas artes Desenvolver a escrita e a oralidade.

Preparar os alunos para assistirem ao filme "Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil..." com uma pequena conversa sobre a importância do que somos, dos nossos valores e do que possuímos: "A grama do vizinho é sempre mais verde". O que este ditado popular nos leva a pensar? Por que tendemos a acreditar que o do outro é melhor do que o nosso? Por que depreciamos comportamentos e atitudes que possuem, na maioria das vezes, poucas diferenças dos nossos? O filme que vamos assistir agora retrata de maneira divertida o nosso comportamento frente àqueles que não conseguem se "encaixar" nos padrões julgamos corretos. Vai nos ajudar a refletir sobre o que estamos conversando. Após o filme, propor aos alunos que formem grupos. Cada um deles deverá escolher um dos países representados nos penteados das meninas e pesquisar na internet sua localização, população, tipo de clima e duas características boas e duas ruins. Após a pesquisa os grupos deverão se preparar para apresentá-la para a turma de forma criativa. Podem-se montar chapéus no formato dos países, esquetes teatrais, músicas. Tudo dependerá dos interesses e gostos do grupo. Para finalizar o trabalho, reunir a turma e promover um debate que contenha desde assuntos que tratem das diferenças entre os países, da tentativa de dominação de uma cultura sobre a outra, da influência e do poder da mídia sobre o consumo, até temas que façam parte da rotina dos alunos como a necessidade de aceitação e respeito das diferenças físicas, religiosas, gastronômicas, de vestuário, de gostos pelas artes, etc.