O Julgamento

Plano de Aula do Filme Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil... | Animação | De Alexandre Bersot | 2010 | 10 min | RJ

Uma menina com cabelos de Brasil pode ser engraçada, espontânea, comunicativa, acolhedora, mas, como saber de tudo isso sem conhecermos sua história? Sua origem? A partir desses levantamentos podemos entender que a aceitação de si mesmo através do olhar do próximo vai sempre ser uma furada, o princípio da aceitação está dentro de nós mesmos, para discutir isso, podemos partir imaginando uma menina com cabelos de Brasil.

Valorizar a Cultura Popular.

Conscientizar sobre o bullying.

Integrar a turma.

Aprimorar a oralidade e exposição de ideias dos alunos.

Incentivar a produção de linguagens artísticas na sala de aula.

Etapa 1: (15 minutos)

Exibição do Curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil" Antes de discutir sobre o filme, apresentar a tradução da música Imagine - John Lennon e pedir para que os alunos identifiquem as ligações da letra com o curta.

Etapa 2:(45 minutos)

Na segunda etapa serão distribuídas tarjetas para os alunos, cada um deverá sintetizar em uma palavra o que entendeu sobre o curta, é importante que eles tenham um tempo para refletir sobre o assunto antes de escrever.

A partir desse momento o professor vai colher a opinião dos participantes a partir das palavras nas tarjetas, essa dinâmica permitirá que todos sejam ouvidos, e isso é de extrema importância, já que o assunto é sobre discriminação e aceitação, o professor poderá comentar e completar com sua visão as opiniões dos alunos a partir do curta e da canção..

Os alunos poderão reproduzir na parede da sala o desenho ampliado da menina do curta e seu cabelo de Brasil, que poderá ser preenchido pelas tarjetas com as opiniões dos alunos, remetendo ao pensamento dela.

Após ouvir a opinião dos alunos, o professor poderá trazer algumas questões para aprofundar o olhar deles para as metáforas do filme, algumas questões de exemplo abaixo:

"Quem se descriminava, a menina com cabelos de Brasil ou as outras meninas?"

"Existe um cabelo bom ou ruim?"

"Qual o país ilustrado no filme que estava doente? Porque? Que relação existe com a realidade?"

"Em quais momentos do filme as meninas praticam bullying com a menina com cabelos de Brasil?"

"Cite exemplos das maravilhas do nosso país: cultura, gastronomia, turismo etc."

Etapa 3:(50 minutos)

Relembrando o filme com os alunos, o professor poderá promover um tribunal em sala de aula, levantando o julgamento de um processo de bullying, onde a vítima é "Aparecida" a menina com cabelos de Brasil e as acusadas são suas colegas de classe. Os alunos deverão se dividir entre promotores de defesa e acusação, testemunhas e acusadas (no caso as meninas que representam no curta, outros países) para o papel do Juiz, o professor poderá convidar outro profissional da escola, para que ele seja neutro de opiniões e estimule a posição de cada um no debate.

Após a explanação das ideias o juiz convidado pelo professor poderá dar o veredito, se julgar as acusadas culpadas, todos da turma poderão pensar em quais sanções seriam cabíveis para esse caso, essas sanções poderão ser transcritas para depois serem utilizadas inclusive como combinados entre a turma, para casos de bullying na escola.

Caso o juiz absolva as acusadas, o professor poderá mediar uma conversa a partir do perdão, e orientar aos alunos que a simulação nos ajuda a refletir sobre a realidade, para questioná-los sobre "existe uma segunda chance" na sociedade.

Se for possível o professor poderá criar um ambiente solene, e transformar a sala de aula em um tribunal, para que a atividade fique mais divertida e empolgue os alunos.