Nesta aldeia o índio é o Rei

Plano de Aula do Filme Um Rei no Xingu | Documentário | De Helena Tassara | 2001 | 28 min |

Um Rei no Xingu é ideal para ser usado no estímulo ao debate entre os estudantes de Antropologia, mas nada impede que também ilustre aulas no Ensino Fundamental e Médio que tenham como objetivo promover o respeito às mais diversificadas formas de cultura.

-Promover o respeito pelas diferentes formas de cultura

-Aceitar e assumir a cultura indígena como parte da cultura nacional

-Contribuir para o fim do preconceito e desrespeito contra os índios.

Após a apresentação e exposição do curta propor um seminário e estimular os alunos ao debate. Atentar para o fato do juízo de valor ser muito perigoso e como a imposição de um pensamento sobre outro é algo sempre devastador e motor de incompreensões e intolerância.