Memórias nacionais

Plano de Aula do Filme Uma História de Futebol | Ficção | De Paulo Machline | 1998 | 21 min | SP

Cada individuo tem sua historia, sua memória, seu relato que marca sua vida e, às vezes, a de uma geração, de uma nação ou mesmo do mundo.
Quando as diversas memórias de vários indivíduos se juntam, damos o nome de memória coletiva, mesmo que cada um tenha sua historia.
Além das memórias coletivas, temos as memórias nacionais que estão ligadas aos grandes feitos dos chamados heróis nacionais. Há feitos realizados na política, na economia, nas invenções, no entretenimento e em uma paixão mundial e que mexe muito com os brasileiros: o futebol. Esse esporte coletivo que foi inventado no século XIX mexe tanto com os adultos como com as crianças.
Quem gosta de futebol sempre desejou ser um grande jogador, hoje as crianças querem ser iguais ao Ronaldinho, ao Kaka, e outros, nos anos 80
queriam ser iguais ao Zico, Sócrates, nos anos 70 ser igual ao Rivelino, Jairzinho, e nos anos 50 e 60 ser igual ao Pelé.
Mas sabemos que poucos vão chegar ao estrelato, à condição de ídolo nacional e internacional e alguns chegarão à condição de heróis com seus feitos notáveis dentro do campo de jogo.
A cada quatro anos, alguns terão a chance de se tornarem heróis, em um evento chamado de Copa do Mundo, que reúne os melhores jogadores de 32 paises que alem da fama, dinheiro e contratos milionários, desejam entrar para a historia como heróis nacionais.
Para muitos, as memórias dos tempos de crianças nos campos de terra ou mesmo de grama, vão ser lembradas, contadas e recontadas como feitos
notáveis e de grande importância pessoal, para eles a sua copa do mundo foi incrível, fantástica e inesquecível.
As memórias de um individuo são de grande importância para a sociedade mesmo que não tenham uma projeção de grande importância mundial dentro de um ramo de atividade, que no neste caso, é o futebol.
O resgate destas memórias pode mostrar ao individuo muitas semelhanças, aproximações, identificações que ajudam o individuo a lembrar do seu passado, a compartilhar suas lembranças e reconstruir suas memórias.

A) Incentivar os alunos a escreverem alguma lembrança de um jogo de futebol ou outro esporte.

B) A pesquisarem com familiares amigos ou vizinhos alguma historia ou relato que tenha muita importância, se possível dentro de algum esporte.

C) Após a realização da atividade com as memórias trazer algumas memórias futebolísticas e discutir com os alunos.

D) Em um ano de Copa do Mundo, podem-se relembrar algumas memórias do evento.

E) Pode ser feito também um grande painel com curiosidades, noticias, historias da Copa do Mundo. Ou mesmo um estudo histórico e geográfico do país sede e dos 32 participantes da Copa.

F) No mês da realização da Copa do Mundo, pode ser feito uma tabela da copa para os alunos acompanharem os jogos, as noticias, os fatos desse evento.

G) Com a ajuda do professor de Educação Física, pode-se incentivar os alunos a participarem do time da escola, dentro de cada categoria, que normalmente participa de campeonatos promovidos pela Delegacia de Ensino.

F) Com a ajuda de outros professores, pode-se também acompanhar o time nos jogos, para relatar os acontecimentos, com fotos, reportagens, entrevistas.

Said Tadeu Nolli