|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Sobre comunicação, empatia, tecnologias...


Plano de Aula do Filme A Voz da Felicidade | Ficção | De Nelson Nadotti | 1987 | 10 min | RS


O telefone toca. Maria atende. Ela esperava a tanto tempo por isso e a ansiedade aumenta para ver quem está do outro lado da linha... De repente, um homem a falar com rapidez, ao fundo som de música, mais pessoas como se existisse um público por perto... A depressão de Maria não permite que ela perceba, mas seu interlocutor é um apresentador de programa de TV. Ela está falando ao telefone com um sujeito que tem como desafio animar seus espectadores... Nessa queda de braço entre a amargura de Maria e a aparente felicidade do apresentador da TV, prevalecerá a alegria ou a tristeza?




Objetivos
O mundo em que vivemos atualmente nos faz interagir muitas vezes intermediados por recursos tecnológicos, como os computadores ou os telefones. O que são e para que servem estes recursos? Eles substituem a presença humana ou são apenas artifícios a serem usados quando a distância entre nós não nos permite o encontro presencial? Entender essa relação entre homens e máquinas é o grande objetivo ao lado da própria compreensão da comunicação, ou seja, do entendimento entre quem se pronuncia e quem escuta...

Situação Didática
Propor aos estudantes que sentem-se em duplas e desenvolvam ação na qual um deles fala e o outro escuta três depoimentos sobre alegrias, tristezas, vitórias ou derrotas pessoais. Depois que o primeiro falar, inverte-se a relação, quem falou escuta e quem ouviu, pronuncia-se. Aprender a ouvir deve ser também um dos propósitos da escola, para melhorar a comunicação. Ao mesmo tempo, promover a empatia entre as pessoas. Depois disso, passar o curta-metragem e abrir discussão sobre se a atividade inicial, que buscava a empatia entre as duplas formadas é possível pelo telefone ou computador. Explicar o que significa empatia e promover a ideia entre os alunos!

Comentários
Precisamos muito uns dos outros e temos que perceber, nesse sentido, que todos os recursos tecnológicos que criamos nos auxiliam a viver melhor, mas não substituem a presença humana. Estar com outras pessoas é uma das melhores coisas da vida, não podemos deixar de pensar dessa forma e de agir no sentido da concretização de encontros frequentes entre amigos, conhecidos, colegas...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado