Propor que assistam ao curta considerando os seguintes pontos de observação:
Quais os Instrumentos Básicos da Bateria ?
Quais as funções dos instrumentos?
Qual o papel do Mestre de Bateria?
Quais as características do ritmo?
Em seguida promova uma discussão a partir dos pontos de observação estabelecidos.
Organize grupos para pesquisar mais sobre o tema. Acrescente as seguintes perguntas, além das questões acima:
Qual a origem das Escolas de Samba?
Quais as características e origens dos instrumentos da Bateria de uma Escola de Samba?
Considerando os diferentes instrumentos de uma Bateria de escola de Samba (Surdos, Repique, Caixa, Chocalho, Tamborim, Cuíca, Agogô, Reco-reco, Pandeiro, Prato) qual é a distribuição e atuação dos mesmos durante o desfile?
Cada grupo deve realizar a pesquisa sobre uma questão e organizar uma exposição interativa com as informações pesquisadas para apreciação pelos outros grupos e demais turmas da escola.
A proposta de uma exposição interativa levará os alunos a buscar a integração das diferentes linguagens (áudio, imagens, texto, etc...). Proponha que organizem as informações usando os computadores da sala de informática de sua escola.