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Introdução à Física através das possibilidades suscitadas por Barbosa


Plano de Aula do Filme Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS


Física é uma das disciplinas que trazem o estigma de conteúdo abstrato, distante da realidade dos alunos, que por muitas vezes questionam o motivo de decorar tantas fórmulas. Uma vez que a Escola tem buscado cada vez mais a aproximação de seus conteúdos ao contexto dos alunos, buscando assim, que esses sintam a necessidade e o desejo de aprender, deve o professor deixar de fomentar práticas escolares
baseadas na memorização e empenhar-se na construção de seu papel de mediador de um processo que contribuirá no desenvolvimento da capacidade criativa do aluno.
"Barbosa" suscita possibilidades de sensibilização e discussão de diversos conteúdos na Introdução à Física, com abertura ao aprofundamento, à transversalidade de temas e
aos conteúdos interdisciplinares. No trabalho com jovens do Ensino Médio o tema disparador não poderia ser mais atrativo: futebol, contando ainda com elementos que aguçam o imaginário e o interesse de brasileiros de todas as idades, a possibilidade de viajar no tempo e alterar o passado.




Objetivos
 Compreender a aplicação dos vetores como facilitadores na análise de sistemas.

 Entender alguns aspectos das Leis de Newton presentes em nosso cotidiano.

 Refletir sobre a relação tempo e espaço como aspectos físicos.


Situação Didática
 Introdução ao tema : Tempestade de idéias

 Como você percebe os conteúdos estudados em Física no seu cotidiano?

 Anotar os apontamentos dos alunos em um cartaz, que ficará exposto para futuras consultas.

 Assistir o filme observando que elementos da física aparecem no filme?

 Discussão: Partindo do ponto de observação do filme resgatar o cartaz construído na atividade anterior.

 Dividir os alunos em subgrupos para resolver o seguinte desafio:

Utilizando as ferramentas da física, como vocês impediriam o gol do Uruguai? De acordo com a Física, é possível viajar no tempo e alterar o passado?

 Proporcionar momentos de pesquisa, oferecendo em diferentes suportes (livros, internet, CD-ROMs, etc) recursos sobre a aplicação de vetores e Leis de Newton. Será importante que o professor acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos nos grupos, desafiando a aplicação dos conhecimentos estudados na resolução do problema.

 Preparar a socialização das propostas: Solicitar que os alunos escolham uma forma de apresentar sua proposta. Exemplos: em vídeo, produzindo uma encenação ou em um material explicativo.

 Após a socialização das propostas, recuperar o cartaz da primeira atividade, discutindo com os alunos o que pode ser modificado neste cartaz na finalização desta atividade.


Comentários
Avaliação:
 Observar o posicionamento crítico e o nível de envolvimento dos alunos na atividade de pesquisa e socialização do conhecimento.

 Analisar coerência das propostas apresentadas com os conteúdos estudados.

Para saber mais:
 Livro:
GONICK, L. HUFFMAN, A. Introdução Ilustrada à Física. São Paulo: Harbra, 1994.

 Sites:
 Wikipédia: Enciclopédia virtual livre, apresenta curiosidades e links sobre viagem no tempo e física. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Viagem_no_tempo

 Adoro Física: site de pesquisas. Disponível em: http://www.adorofisica.com.br/.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Sathler & Sanchez


Formação: Luciano Sathler é Doutorando em Administração (FEA/USP);Mestre em Administração (UMESP); Especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana e graduado em Publicidade e Propaganda (PUC-MG). Elisana Costa Sanchez é graduada em Artes Plásticas pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila e em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (SP).
Atividades Profissionais: Luciano Sathler é Editor Executivo da Revista de Educação do Cogeime; Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, Cursos de Extensão, Universidade Livre da Terceira Idade, Centro de Línguas e o Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação da UMESP e Editor Executivo das Publicações Científicas, com ênfase nos aspectos de Produção Editorial e distribuição na UMESP. Elisana Costa Sanchez é Professora da Educação Básica e atua na Formação Continuada de Educadores em Rede Municipal de Ensino.
Publicações: no último ano: SATHLER, L. . Como lidar com as Novas Tecnologias da Informação?. Mundo Jovem - Um jornal de idéias, Porto Alegre, p. 18 - 18, 01 set. 2006. SATHLER, L. . Inclusão Digital. Revista Novo Olhar, São Leopoldo, p. 4 - 4, 01 jun. 2006.
Nível: Ensino Superior
Instituição: UMESP / PMSBC | | SP