|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A história a partir das charges


Plano de Aula do Filme Belmonte | Documentário | De Ivo Branco | 1981 | 11 min | DF


É possível contar a história de nosso país ou mesmo do mundo a partir de charges e quadrinhos. Recentemente temos visto, por exemplo, uma quantidade expressiva de livros sendo publicados que trazem coletâneas de charges ou ainda clássicos da literatura ou a história da humanidade reproduzidos em quadrinhos. Essa ideia que parece se popularizar nos dias de hoje, depois de algum tempo durante o qual tais recursos foram solenemente ignorados pela educação, não é tão nova assim. No Brasil, por exemplo, Belmonte, célebre cartunista das décadas de 1920, 1930 e 1940 já havia realizado. E a partir de seu traçado original, ironia fina e criticidade, nos legou um rico acervo a nos contar a história do Brasil e do mundo de então.




Objetivos
Trabalhar a história utilizando-se dos quadrinhos e das charges é uma forma diferenciada, agradável e bastante simpática aos olhos dos estudantes que pode, certamente, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ao se utilizar o curta Belmonte, por exemplo, resgata-se a obra deste grande artista e, ao mesmo tempo, criam-se condições de trabalhar situações históricas como o Período Vargas, a República Velha ou ainda a 2ª Guerra Mundial. Inspirado por esta produção, é possível ir além no exame da história, da literatura, da filosofia e de outras disciplinas utilizando-se de materiais em HQ (Histórias em quadrinhos) ou a partir das charges diárias publicadas nos jornais e na internet.

Situação Didática
Introduza as temáticas históricas ou mesmo o estudo sobre a obra de Monteiro Lobato, para o qual trabalhou o cartunista Belmonte, como ilustrador de suas obras, em especial para a série de livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Depois disso, apresente o filme, tendo como propósito demonstrar que é possível ter um retrato bastante interessante e crítico do país e do mundo naquela época (entre as décadas de 1920 e 1950) a partir das charges de Belmonte. Busque charges do cartunista em livros ou na internet e, para fechar, inicie trabalho a ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo no qual os alunos ficam responsáveis por buscar charges em jornais e revistas para contar a história do país e do mundo neste período.

Comentários
Utilizo quadrinhos e charges em minhas aulas há bastante tempo e recomendo tal ação pedagógica. É muito comum começar aulas com tiras da Mafalda, Turma da Mônica, Calvin, Garfield e tantos outros. Desperta a atenção das turmas desde o início da aula, gera debate, pede compreensão e vai de encontro ao interesse desta geração século XXI, tão visual. Belmonte é um dos primeiros grandes nomes desta arte no país e, certamente, pioneiro na destinação de sua arte para fins educacionais e literários (em associação com Lobato). Conhecer sua arte e fazer uso dela é um ato de respeito e reconhecimento quanto a sua grandeza profissional.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado