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Educadores
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A música e o contexto político-econômico-social


Plano de Aula do Filme Enquanto a Tristeza não Vem | Documentário | De Marco Fialho | 2003 | 20 min | RJ


A História não é algo estático, sem correlação com o contexto, pelo contrário é uma manifestação das correlações existentes entre as várias dimensões de uma sociedade.
A História que os alunos aprendem nos livros, sem uma intervenção crítica proporcionada pela mediação do professor, pode trazer ao aluno uma relação de "decoreba" com a área de conhecimento. Os alunos memorizam fatos, datas e locais fazem as provas e esquecem o que decoraram.
Possibilitar que o aluno estabeleça relações entre os fatos históricos passados e atuais pede uma leitura que configure um espaço de questionamento, de olhar para os fatos dissecando suas variáveis.
Nossos jovens são massificados por uma avalanche de informações que circulam nas diferentes mídias, rádio, TV, internet que sem serem processadas são adicionadas e muitas vezes não fazem sentido. Nossos jovens são filhos da globalização, e não conseguem compreender esse fenômeno. Por exemplo, presenciam notícias de guerra no Oriente Médio, mas na entendem o impacto disso para a economia mundial. Quais são os interesses que estão em jogo? Todas essas são facetas de uma história que não teve início na atualidade, mas têm suas raízes no passado.
Enquanto educadores, precisamos resgatar o elo perdido, como propõe o filme, para que encontremos um caminho que não transformem nossos alunos em máquinas de repetição, mas em cidadãos conscientes dos condicionantes ideológicos , e que portanto possam fazer melhores escolhas para a vida em sociedade.




Objetivos
➢ Analisar a relação que existe entre a música e o contexto sócio, econômico-político e social.
➢ Compreender o período da Ditadura e seu impacto na música da época.
➢ Identificar as manifestações musicais enquanto protestos sociais.

Situação Didática
 Pedir que os alunos listem quais são os principais movimentos musicais da atualidade que eles conhecem que fazem protestos sociais
 Reunir as informações em um mesmo cartaz e em seguida questionar os alunos, sobre qual é a história destes movimentos
 Dividir os alunos em grupo de acordo com os movimentos citados para organizar o registro das informações
 Questionar aos alunos quais são os movimentos de outras épocas que eles conhecem e fazer um registro coletivo

 Propor que assistam ao filme com os seguintes pontos de observação:
1. Qual é o momento histórico que o filme mostra?
2. Qual é o movimento musical destacado?
3. Há conexões com outras linguagens artísticas?
4. Identificar quais são os temas polêmicos do depoimento do protagonista do curta?

 Discutir com os alunos os pontos de observação encontrados no filme
 Dividir a classe em duplas e montar a cronologia histórica do curta em forma de Mapa Textual
 Pesquisar as músicas da Bossa Nova da época
 Entrevistar alguém da comunidade que tenham vivido nesta época e que possa falar da ditadura
 Dividir a classe em duplas e pedir que estas pesquisem uma música da época citada no curta e apresente para a classe, juntamente com a visão crítica do conteúdo da música
 Montar um sarau com socialização das músicas pesquisadas com os alunos.



Pedagogo Autor do Plano de Aula
José Manuel Moran


Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
Atividades Profissionais: Diretor acadêmico da Faculdade Sumaré - SP; Especialista em avaliação de cursos superiores a distância; Professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Publicações: no último ano : MORAN COSTAS, José Manuel (Org.) ; MORAN, J. M. (Org.) ; MASETTO, M. T. (Org.) ; BEHRENS, M. (Org.) . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10ª. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006. 173 p.
Nível: Ensino Superior
Instituição: Faculdade Sumaré | São Paulo | SP