Etapa 1:
Exibição do Curta "Clandestina Felicidade"
Antes de discutir sobre o filme e solicitar as impressões dos participantes, o professor poderá propor uma leitura coletiva do conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector. (Também é possível ouvir o conto pela internet, para os casos de alunos que necessitem de acessibilidade).
Discutir sobre a trajetória de Clarice no curta e texto.
Questionar os alunos qual é o livro que eles mais gostaram de ler até o momento, fazendo um paralelo com a história, isso contribuirá para ter um parâmetro de como os alunos lidam com a questão da leitura, é importante que o professor nessa etapa conte sobre seu livro preferido, para que possa se tornar uma referência aos estudantes.
(30 minutos)
Etapa 2:
É interessante explanar sobre a importância da leitura desde o início da vida, inclusive na primeira infância, como forma de incentivar uma nova geração de leitores.
O professor deverá então escolher um conto ou crônica de sua preferência para compartilhar com os alunos.
Após a leitura, poderá solicitar que os alunos escolham (na biblioteca se houver, ou em casa) um livro infanto-juvenil que os agrade de alguma forma, seja pela ilustração ou pela história.
Depois da escolha, a orientação é que eles leiam o livro e absorvam o máximo de informações possíveis.
(50 minutos)
Etapa 3:
Relembrando a vontade que Clarice tinha de ler o livro "As Reinações de Narizinho" o professor poderá sugerir uma atividade externa com a turma, instigando-os a serem também referência para as crianças que estão na primeira infância.
A ideia é fazer com que os jovens visitem uma creche do bairro para fazer uma mediação de leitura para as crianças.
É importante que anteriormente o professor consiga autorização com a gestão da creche e explique o projeto.
Para a mediação os alunos poderão estar em duplas e deverão levar os livros escolhidos.
Algumas dicas importantes para essa atividade são: as histórias precisam ser curtas ilustrações são bem vindas livros em diferentes formatos para cada dupla no máximo 10 crianças que participarão da atividade, para que todas possam ser contempladas com a ação, a gestão poderá dividir a quantidade de crianças pelas duplas de voluntários, cada um poderá contar mais de uma história se for o caso é importante que a creche disponibilize um local tranquilo para a atividade, sem qualquer interferência de som ou condições climáticas.
O professor poderá dar autonomia para que os alunos organizem a ação, desde a escolha do repertório, o nome para o projeto, quanto a logística de chegada e saída do local para a mediação. Sempre estando atento a ação e disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.
Essa atividade irá aproximar a essência criativa dos alunos da ingenuidade das crianças, que nesse período estão sedentas por momentos diferentes e absorvem muitas informações, isso será uma guinada no plano de aula da instituição, pois a partir desse momento, em um constante movimente o professor poderá incentivar que o projeto continue e que os próprios alunos aumentem seu repertório de histórias. Começando inclusive pelos livros infantis que são o melhor início para o universo da leitura.
(50 minutos)