Cantando e encantando

Plano de Aula do Filme Som da Rua - Coral das Lavadeiras | Documentário | De Roberto Berliner | 2004 | 3 min | RJ

As manifestações artísticas são exemplos da diversidade cultural, faz-se necessário compreender os cantos de trabalho como um retrato da cultura do trabalhador rural, que surge em meio ao trabalho árduo e muitas vezes em situações de exploração. Os cantos nos revelam aspectos históricos, culturais e econômicos de um determinado grupo. Este elemento lúdico nasceu de construções coletivas, melodias entoadas com simplicidade e beleza, cantos que encantam e ultrapassam gerações. O curta Som da rua - Coral das Lavadeiras mostra o canto e o trabalho dessas mulheres guerreiras, que fazem parte da Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara (1981) e que unidas mostram a sua canção para o mundo.

Dramatização e apresentação de um canto de trabalho.

- Conhecer os diferentes cantos de trabalho

- Valorizar a cultura popular e a diversidade cultural

- Refletir e discutir os múltiplos aspectos dos cantos de trabalho

- Reconhecer a importância das profissões mais simples

- Organizar o trabalho em grupo

- Desenvolver habilidades de canto e dramatização.

Etapa 1:

Perguntar se os alunos sabem o que é um canto de trabalho. Explicar que essa tradição nasceu dos trabalhadores rurais, que encontraram uma forma lúdica de tornar o seu trabalho mais prazeroso. Falar quem são as Lavadeiras de Almenara, sobre a produção do cd e apresentações delas pelo Brasil e em Portugal.

Etapa 2: (30 minutos)

Apresentar o curta Som da Rua - Coral das Lavadeiras e roda de conversa sobre a relação do vídeo e da profissão de lavadeira, assim como todo o processo que envolve a profissão desde o carregar as roupas, esfregar, lavar, secar, passar, dobrar, assim como a importância do trabalho em grupo. Relacionar com outros processos de trabalhos que os alunos conheçam.

Etapa 3: (20 minutos)

Levar os alunos para sala de informática para que pesquisem cantos de trabalho de diferentes profissões: Pescadores - Lavradores - Lavadeiras - Costureiras. Alguns cantos de trabalho podem ser sugeridos como: Sou lavrador - Mulher rendeira - Semente de mandioca - Escravos de Jó.

Etapa 4: (50 minutos)

Dividir os alunos em grupos e pedir para que escolham um canto de trabalho para fazer a dramatização em sala de aula.

Avaliação:

A verificação da aprendizagem poderá ser feita através da participação dos alunos na roda de conversa, da pesquisa e apresentação da dramatização do canto de trabalho em sala de aula.

Rosângela Maria de Moura

Formação: Doutora em Ciências da Educação' pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) Argentina. Graduada em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela USP e pós-graduada em Literatura.
Atividades Profissionais: Professora de português e língua espanhola do Centro Universitário UNIFIEO e do Centro de Línguas Antônio Raposo Tavares. Roteirista de objetos educacionais, escritora premiada em concursos literários, nas categorias ensaio e conto. Autora do Manual Básico de Língua Espanhola. EDIFIEO, 2012 e autora de vários textos literários publicados por diferentes editoras.
Nível: Ensino Superior