Enem. Praticando sobre: Ciências Naturais.

Plano de Aula do Filme Para chegar até a lua | Animação | De Jose Guillermo Hiertz | 2006 | 10 min | SP

Jaime nasceu sozinho, se atrasou no relógio natural da vida e ficou para trás com a ajuda de Mariel ele descobriu um pouco do que fazia parte de seu mundo e se reconheceu nela. Igor, um escaravelho amigo que aparece, percebe sua fragilidade e o ajuda a encarar sua espera. Mas esperar o que?

Para descobrir aonde essa história chega, vale a pena se emocionar com o curta, o utilizamos para trabalhar de uma forma lúdica as Ciências da Natureza, proposta do plano de aula a seguir.

Desenvolver interesse em pesquisar sobre Ciências para preparação do ENEM

Aprender sobre vitaminas, proteínas e minerais

Descobrir sobre o funcionamento do corpo humano

Discutir sobre os desastres naturais e poluição do meio ambiente.

Etapa 1: (10 minutos)

Exibição do curta "Para chegar até a lua".

Etapa 2: (30 minutos)

Depois de ter assistido o curta, o professor poderá mediar uma roda de conversa com os alunos para colher suas impressões sobre o filme.

É importante citar os termos que são usados no curta, e se for possível, o professor trazer as características dos insetos que aparecem no curta (no final deste documento existe um material de apoio com essa pesquisa elaborada).

A partir dessa discussão os alunos entenderiam melhor sobre o ciclo de vida dos personagens narrados pela história.

Etapa 3: (50 minutos)

Quando finalizado a roda de conversa, o professor poderá propor a seguinte situação para os alunos:

- Imagine que um grande desastre natural assolou o planeta e que você foi o único sobrevivente no meio desse desastre pouco sobrou de recursos naturais, você está em um completo cinza. O que será necessário para manter a sua sobrevivência? De que alimentos você precisará para continuar vivendo?

Pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa baseando-se na cadeia alimentar, e responder as questões a partir da elaboração de uma história em quadrinhos.

Vale ressaltar que as informações principais devem estar no enredo da história criada por eles.

O intuito dessa proposta é a pesquisa, portanto, o professor também poderá moldar a atividade caso seja necessário, a premissa é a história em quadrinhos, porém se o tempo estiver reduzido, pode sugerir a produção de um conto a partir da pesquisa.

Finalizado essa etapa o professor poderá discutir com os alunos sobre o que poderia levar a destruição do mundo e quais seriam as soluções de acordo com cada ponto de vista, para sobrevivência de uma vida humana.

É importante explanar com os alunos a amplitude da Ciência, e incentivá-los a continuar pesquisando diversos temas para um melhor preparo para o Enem.

Avaliação:

Análise das histórias em quadrinhos ou contos produzidos pelos alunos.

Coerência na pesquisa efetuada por eles.