|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Elaborando um olhar crítico sobre a indústria de bens de consumo


Plano de Aula do Filme A Alma do Negócio | Ficção | De José Roberto Torero | 1996 | 8 min | SP


Como o casal do filme, somos invadidos por milhares de propagandas, elas se expressam nas mídias escrita e faladas. No trânsito, no rádio do carro, na TV, no painel eletrônico, na internet, outdoors, jornais, revistas, malas diretas, é impossível fugir. Há ainda as mensagens subliminares que compõem o cenário.
As crianças e adolescentes são presas fáceis para a sedução do consumismo que atinge o mundo todo.
A escola tem que ajudar o aluno a entender o mundo em que ele vive, e assim possibilitar que eles possam identificar a ideologia que os impele a consumir desenfreadamente.




Objetivos
Linguagem:

 Compreender o sentido nas mensagens de que é destinatário direto ou indireto, desenvolvendo sensibilidade para reconhecer a intencionalidade implícita

Sociologia:

 Elaborar de um olhar crítico sobre a indústria de bens de consumo

 Analisar e compreender as estratégias criadas pelo sistema econômico dominante para favorecer e estimular as atitudes de consumo dos indivíduos.


Situação Didática
 Fazer uma prévia do que eles entendem sobre propaganda, quais são as propagandas voltadas para o público adolescente da atualidade

 Pedir para que façam uma redação sobre: "Como se sente um adolescente que não pode estar na moda"

 Discutir as redações, com cada aluno expondo seu ponto de vista

 Assistir o curta e discutir o impacto dele

 Propor uma pesquisa sobre a propaganda e como é que os publicitários fazem pesquisa de opinião para lançar um produto

 Cada aluno deve montar uma propaganda, e na exposição explicar que estratégias de sedução procurou utilizar

 Pedir que os alunos assistam a trechos do filme O Show de Truman e estabeleçam comparação com o curta

 Propor que façam um texto de opinião confrontando os benefícios e maléficos da propaganda

 Socializar os textos destacando os focos de sustentação de opiniões apresentados pelos alunos



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Grace Luciana Pereira