|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O Sapo e muitos outros contos tradicionais


Plano de Aula do Filme O Sapo | Ficção | De Adolfo Sarkis | 2006 | 18 min | RJ


O curta O Sapo poderá desencadear a leitura de vários contos tradicionais pelos alunos. O contato com este gênero
e as conversas sobre essas leituras servirão para que exercitem também o papel de autores de novas versões
desses contos.




Objetivos
Ampliar os conhecimentos sobre o gênero Contos. Desenvolver comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever e revisar o que escreve.

Situação Didática
Exiba o filme o Sapo para os alunos.Peça que identifiquem, durante a exibição, os contos citados no filme. Proponha que façam a leitura dos textos dos contos. Faça a leitura para os alunos de trechos dos contos que descrevam os personagens ou sirvam para enfatizar a linguagem utilizada e o papel das descrições nas histórias. Em grupos, proponha que os alunos criem textos narrativos misturando personagens de contos de fadas. Medie o processo de criação de forma que todos os integrantes do grupo participem. Promova a revisão dos textos produzidos. Organize a Hora da História diariamente para que os grupos socializem suas produções. Aos ouvintes caberá descobrir quais foram as histórias em que se inspiraram para escrever o texto.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio