História de Brasília

Plano de Aula do Filme A Volta do Candango | Ficção | De Eric Aben-athar, Filipe Gontijo | 2006 | 6 min | DF

O desejo de construir uma nova capital para o Brasil existia há muito tempo, na época do Império, mas apenas em 1956, durante o mandato de Juscelino Kubitschek é que o governo Brasileiro decidiu cumprir a constituição de 1891 e mudar a capital para o centro do país, uma área praticamente inexplorada do território. Brasília foi construída em quatro anos em um processo árduo onde os operários ficavam em condições precárias.

- Discutir sobre o papel do planejamento urbano

- Conhecer a história da construção de Brasília

- Discutir condições de trabalho

1° momento:

Brasília, por abrigar grande parte do "alto escalão" que comanda nosso país e todos os seus ministérios, está sempre aparecendo na mídia, muito provavelmente os alunos já possuem algum conhecimento prévio sobre a capital do país, então, antes de exibir o curta "A volta do Candango" solicite que os alunos façam um levantamento sobre o que eles conhecem da capital brasileira como história, pontos turísticos, problemas entre outros.

2° momento:

Exiba o filme para a turma logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- O curta é dividido em dois momentos: quais?

- O que mais chamou a atenção na história que foi narrada?

3° momento:

Oriente os alunos para que realizem uma pesquisa sobre a história de Brasília, em grupos levante pontos que devem aparecer na pesquisa:

-O que motivou a construção de Brasília

- O que é e quem fez o projeto urbanístico

- O que é e quem fez o desenho arquitetônico

- Quais eram as condições em que os trabalhadores que construíram Brasília viviam

- Quais as diferenças entre uma cidade planejada e uma que teve seu crescimento urbano sem planejamento

-Qual a diferença entre plano diretor e planejamento urbano.

4º momento

Realize um pequeno seminário, cujos alunos apresentem a pesquisa realizada, com o objetivo de compartilhar as informações. Essa troca de conhecimento auxiliará na produção do trabalho final.

5ª momento

Entregue aos alunos a letra da música "Faroeste Caboclo" que conta a história de João de Santo Cristo e sua vida em Brasília, após ouvir a música, reflita com os alunos quais os problemas sociais que os moradores da cidade enfrentam e podem ser identificados na letra da música.

Aponte que mesmo sendo uma cidade planejada, Brasília enfrenta problemas como falta de emprego, moradia, superpopulação. Peça para que os alunos pesquisem mais sobre esse assunto e qual a relação com o planejamento urbano.

6ª momento

Solicite que cada aluno escolha um dos temas que mais chamaram a atenção deles durante as pesquisas realizadas e que elabore um texto, poema, música, dissertação, crônica, etc. Organize todas as produções dos alunos em um blog ou monte um livro com a plataforma Livros Digitais.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas