|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A urbanização engolindo espaços e culturas


Plano de Aula do Filme Pajerama | Animação | De Leonardo Cadaval | 2008 | 9 min | SP


Pajerama do tupi-guarani significa Futuro Pajé (...)A idéia do filme partiu da observação da cidade de São Paulo e de como ela se sobrepoe ao terreno natural e às antecedentes históricas. O Pacaembu, nome que vem do tupi e significa rio onde se caça a paca", hoje não tem pacas nem rios. Sobrou o nome. Assim como os Aimberes, Caiovás, Tucunas e que hoje dão nomes à ruas. A reflexão do filme, que à primeira vista pode parecer um lamento pela natureza perdida, é na verdade sobre a cidade, seu processo de feroz de urbanização que sobrepõe pessoas, natureza e história." (fonte: http://pajerama.info/info.html.)




Objetivos
Refletir sobre os processos de urbanização. Compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes nas paisagens urbanas. Pesquisar referências da cultura indígena presentes no curta.

Situação Didática
Combine com seus alunos a exibição do curta Pajerama: peça que durante a exibição anotem elementos dos grandes centros urbanos que aparecerem no filme, bem como, elementos da cultura indígena. Após a exibição, discuta as observações dos alunos. Proponha uma pesquisa sobre os termos Pajerama e Sumaré, usando a internet. Na socialização das descobertas, estimule-os a estabelecer relações entre o termo Pajerama, as experiências vividas pelo personagem e a cena final do filme. Organize grupos de trabalho e proponha um debate: qual será nosso futuro com os processos de urbanização? Cada grupo deve elaborar seus argumentos antes do debate.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio